Início » Vale a pena fazer concurso público?
Vale a pena fazer concurso público

Vale a pena fazer concurso público?

Sendo bem sincero, passar no concurso público é um sonho para muitos brasileiros, e isso ocorre, pois o salário oferecido neste cargo costuma ser superior aos salários nas companhias. Veja se vale a pena fazer concurso público.

Vale a pena lembrar que muitos concursos são para pessoas com apenas ensino médio, e se considerar o grau da escolaridade e o nível das outras companhias, pode ser uma grande oportunidade. 

Mas como tudo na vida, existem pontos positivos e pontos negativos quando falamos do concurso público e quem irá responder se vale a pena fazer concurso público ou não é você, pois cada um sabe de si.

Estabilidade

A estabilidade é uma das vantagens mais cobiçadas nos dias de hora, pois os funcionários aprovados podem conviver com a garantia de que não poderão ser demitidos a qualquer momento e sem motivos. 

A nossa Constituição Federal garante que após o estágio probatório, ou seja, os três primeiros anos esse funcionário não poderá ser mais dispensado, ocorrendo apenas em casos de erros muito graves. 

Como vivemos em uma das taxas mais altas de desemprego, e acabamos de passar por uma pandemia, muitas pessoas perderam seus empregos, as empresas precisam cortar custos e consecutivamente salários. Para quem é funcionário público, esse risco não estava em sua mente. 

Remuneração 

Como citado no início do texto, o fator que mais contribui com o interesse dos brasileiros em prestar um concurso público é a remuneração envolvida, pois existem salários de todos os níveis. 

Existem pessoas que ganham de 4 a 6 dígitos por mês sendo funcionário público, variando de acordo com o nível de experiência de cada concurso prestado.

Atualmente vivemos com um salário mínimo de apenas R$1.212,00 por isso o concurso público se torna tão atrativo ao olhar de muitas pessoas, além disso, conta com benefícios de alimentação, transportes e muitos outros variando com o seu cargo. 

Experiência

Os concursos públicos não exigem uma cobrança de experiência no mercado, ou seja, se você nunca trabalhou antes na sua vida isso não dará diferença na sua avaliação: ela será baseada no seu resultado. 

Obviamente que essa vantagem seria regrada de outra avaliação extremamente rígida, ou seja, a prova que deve ser prestada para que assim você consiga passar no concurso. 

As provas do concurso são consideradas uma das mais difíceis, e muitas pessoas passam por uma rigorosa rotina de estudar para passarem, justamente pelo fato de ser algo concorrido e para entrar sua nota tem que ser sensacional. 

Tempo de Preparação

Embora tenha muitos benefícios como mencionado acima, existe dois lados da moeda, por isso também falaremos sobre os pontos negativos deste cargo. 

É necessária muita dedicação, anos de estudos e paciência para conseguir entrar no concurso, e o fato de ser aberto para praticamente todas as pessoas, ele se torna algo extremamente concorrido e difícil.  

O tempo utilizado pelos concurseiros é grande e a maioria não passa na primeira tentativa, pois alguns conciliam faculdade, trabalho ou até mesmo os dois. No último ano, mais de 12 milhões de pessoas participaram. 

Estagnação

Uma desvantagem, e para mim considerada a pior de todas, é a estagnação na sua carreira. A maioria dos cargos não possui plano de carreira e você passará sua vida toda no mesmo lugar, realizando as mesmas coisas e com o salário sempre igual, pois é incomum reajuste dos cargos nos cargos públicos visto dos contratos. 

A única forma de alterar o seu cargo, seria desenvolvendo um planejamento para uma nova maratona de estudos e muita dedicação, e desta forma passar em um novo concurso e assim mudar de cargo e iniciar um novo projeto, o qual poderá proporcionar novas experiências. 

Entretanto, se você não conseguir realizar uma nova prova de forma bem sucedida, estará estagnado no mesmo serviço, com os mesmos serviços diariamente por anos, ao menos que tome a decisão de sair. 

Leia mais: 5 habilidades que todo recrutador busca em um profissional 

Vale a pena fazer concurso público

Contudo, você deve analisar o que é melhor para sua realidade, para a sua família, e para o que você precisa da sua vida. É normal que cada pessoa tenha suas prioridades, para alguns esse é o projeto da vida, e a estabilidade é um sonho e nunca trocaria isso por nada, pois poderá ter calma dentro de si e contar com o amanhã. 

Todavia, algumas pessoas podem ficar frustradas com os pontos negativos como a estagnação, tanto profissional de sempre fazer as mesmas coisas e nunca está em uma posição melhor, como a salarial,  pois será dificilmente feito grandes ajustes no salário e isso sempre colocará um limite nos seus ganhos.

Por isso analise se essa é a melhor escolha para sua vida, e lembre-se que nada é para sempre, então muita das vezes você pode prestar hoje, porém daqui uns anos sair e procurar outras oportunidades. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.