Connect with us

Ensino a Distância

Quais são as dificuldades de estudar a distância

Published

on

Nos dias atuais a educação e estudar a distância vem se expandindo no Brasil, se tornando uma realidade que cresce cada dia mais. Entretanto os reais motivos antes era pelo fato de ser muito difícil encontrar o curso que queria, tendo que optar pelo ensino à distância para realizar um curso presencial.

Mas com avanço da pandemia e o isolamento social essas medidas foram completamente invertidas se tornando uma necessidade para que não tranquem seus cursos. Onde muitas pessoas não têm tanta disciplina para conseguir estudar a distância.

Neste artigo iremos falar sobre quais são as dificuldades de estudar a distância. Enfrentando muitos desafios que precisam ser superados para conseguirem uma boa educação. Continue a leitura.

Estudar a à distância:

Primeiro é preciso entender que mesmo com essa migração de ensino forçado pela pandemia, é muito comum que a grande maioria das instituições de ensino tenho dificuldades para se adaptar.

Além do mais é necessário encontrar uma plataforma que seja confiável para conseguir um alinhamento entre o aluno e o professor, junto com a equipe de ensino para garantir uma preparação melhor.

Isso porque é muito importante que antes de começar no mercado de Educação a distância toda instituição independente do seu método deve encontrar fazer um ensino de qualidade para todos os alunos. Logo que essa transformação positiva no ambiente virtual vai fazer com que o aluno tenha muito mais foco.

Situação da educação a distância no Brasil:

Ter um bom acesso à internet a toda a mídia social vem crescendo cada dia mais. Onde é permitido que várias atividades consigam ser realizada de maneira remota possibilitando um grande acesso à educação e também a população de ensino à distância em todo país.

Dessa forma em 2019 a Associação Brasileira de educação a distância se pronunciou falando sobre uma pesquisa que foi feita com aumento de 17% em números de alunos que fizeram suas matrículas de 2017 para 2018. Visto que a grande maioria desses alunos veio da região sudeste do Brasil como a porcentagem de 43%.

Mas o que isso significa? Antes da pandemia o país já tinha mais de 9 milhões de estudantes no formato EAD.

Contudo essa modalidade também passa por suas dificuldades, pois se trata de um mercado muito complicado com diversas taxas de evasão que fazem com que cheguem ao dobro do ocorrido nos cursos presenciais e com uma suma necessidade de procurar meios que vão permitir acesso a pessoas com deficiência, por exemplo.

Quais são os principais desafios de estudar a distância?

Dessa forma existem muitos desafios pois a educação a distância tem muitas dificuldades em diversas áreas. Por exemplo ter um formato tradicional que é o presencial com professor dentro de uma sala de aula é considerado muito mais confiável para diversas pessoas.

Então mesmo que tenha grandes evidências que o formato remoto funcione em termos de metodologia existem algumas dificuldades para ser superadas como por exemplo:

Desigualdade:

Não é novidade que o Brasil é um país desigual em diversos aspectos principalmente voltado para educação. Essa desigualdade ficar ainda pior quando o assunto é educação. Isso acontece porque a modalidade de ensino remoto precisa ser autônoma e muito organizada pelo aluno.

Fazendo com que se tenha uma quantidade pequena de base educacional e também social econômico quem pede um bom aproveitamento dessas plataformas digitais.

Capacitação profissional:

Com o passar do tempo todo formato de aprender fica cada vez mais tecnológico passando por grandes transformações e deixando as aulas muito mais dinâmicas. Então com o formato de ensino remoto precisa que tenha uma grande competência e recursos tecnológicos para que esse método seja muito eficiente e tenha avanço entre os alunos no mercado de trabalho.

Passando por algumas dificuldades, alguns professores e equipes precisam trabalhar de forma rápida e buscar uma grande adequação para o número de alunos em todos os níveis.

Portanto é importante que todos os professores saibam usar todas essas ferramentas tecnológicas de forma alinhada para que o processo de aprendizagem seja muito dinâmico.

Qualidade de cursos:

A grande maioria dos cursos online tem um grande potencial e qualidade. Onde forma profissionais muito capacitados para lidar com toda a tecnologia e inovação. Entretanto a grande maioria das pessoas tem uma mentalidade de preconceito acreditando que a educação a distância não é tão boa quanto um diploma presencial.

Desconfiança no mercado:

Por fim mas não menos importante a grande maioria das empresas tem um grande julgamento para os alunos que são formados em ambientes virtuais. Mesmo que a dedicação seja igual ao formato presencial muitas pessoas não acreditam nisso.

Onde a grande maioria dos estudantes que fazem o método remoto tem uma carga muito diferente de responsabilidades dentro do processo de aprendizagem e também na condução da formação EAD.

Dessa forma existe muita desconfiança com o currículo devido a suas qualificações para uma vaga de emprego de uma pessoa com um ensino à distância e a outra que tem um ensino presencial.

Sendo necessário superar essas dificuldades o ensino à distância no Brasil pode fazer com que muitas pessoas consigam se beneficiar dessa gestão educacional.

Trazendo grandes soluções eficientes que vão atender grandes demandas da legislação e disponibilizar todas as ferramentas necessárias que vão responder de forma positiva a esse formato novo.

Quais são as dificuldades de estudar a distância — Conclusão:

Em conclusão as grandes dificuldades de estudar a distância podem ser arrumados de uma forma muito simples. Onde alguns preconceitos podem ser deixados de lado para fazer com que esse método de ensino mais tecnológico consiga abranger de todos os lados.

Mesmo que exista um preconceito em algumas áreas o ensino EAD o método ajuda muitos estudantes todos os dias. Onde a grande maioria desses alunos escolhem esse método de ensino devido a uma rotina muito mais agitada.

Portanto se você deseja começar esse novo método de ensino aproveite todas as vantagens que serão alinhadas junto com a tecnologia. Fazendo com que você tenha muito mais praticidade para escolher um horário adequado para começar os seus estudos e conciliar com outras tarefas do seu dia dia como por exemplo rotinas de trabalho longa

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.