Início » Profissões na área de turismo que talvez você não conheça
Profissões na área de turismo

Profissões na área de turismo que talvez você não conheça

Neste post vamos falar sobre profissões na área de turismo que talvez você não conheça. Além do mais, o leque de oportunidades na área do turismo é amplo. Desse modo, se você está pensando em fazer carreira no turismo, saiba que poderá ter acesso a inúmeras opções. Portanto, leia esse artigo e se surpreenda com as profissões que o turismo oferece.

Além do mais, quem não gosta de viajar, não é mesmo? Conhecer novos lugares, se distrair, fazer novas amizades, tudo isso é muito bom. O mercado do turismo é um dos mais lucrativos, e que movimenta bilhões de reais por ano no país. Ademais, somente no ano de 2021 o Brasil lucrou R$152,4 bilhões de dólares com as atividades turísticas e tudo o que a integra.

O profissional que trabalha no ramo do turismo pode escolher entre inúmeros tipos de carreiras, como a carreira de guia, de recepcionista de hotel, de garçom, de gerente de hotel, recreador de crianças, entre muitas outras. Quem nunca sentiu vontade de trabalhar em um hotel com toda a energia de férias e alegria que os recepcionistas nos passam, sem uma rotina estressante?

Vantagens e desvantagens de trabalhar com o turismo

Realizar trabalhos na área de turismo possui vantagens e desvantagens, assim como tudo na vida. Desse modo, separamos a seguir alguns prós e contras das profissões que lidam de forma direta com o turismo. Portanto, veja as informações a seguir e pondere sobre se vale a pena ou não se profissionalizar no mundo do turismo.

Vantagens

Veja algumas vantagens de trabalhar com turismo:

  • ao trabalhar com o turismo você irá lidar com pessoas felizes e relaxadas. Ademais, elas tiraram esse momento para curtir e sair da rotina;
  • além disso, você estará em locais com paisagens paradisíacas e que as pessoas pagam caro para passar apenas alguns dias;
  • dependendo do local em que trabalhar, você terá contato com pessoas de todos os lugares do mundo. Desse modo, poderá aprender um pouco mais sobre diferentes línguas e culturas;
  • além disso, dependendo do tipo de carreira que decidir seguir, poderá viajar o mundo todo trabalhando e separar algumas horas vagas para conhecer um pouco mais sobre esses locais.

Desvantagens

Veja algumas desvantagens de trabalhar com turismo:

  • dependendo do seu cargo, você poderá receber salários mais baixos do que quando comparados a outras profissões. Porém isso irá depender de muitos fatores;
  • é provável que irá precisar trabalhar em datas comemorativas, em feriados e nos finais de semana. Além do mais, são datas em que a maioria das pessoas tiram para poder viajar;
  • você correrá o risco de encontrar alguns turistas mal educados;
  • na maioria dos empregos da área do turismo, os horários de trabalho não são flexíveis.

Veja profissões na área de turismo que talvez você não conheça

Se você gosta de viajar e de toda a energia que o turismo passa às pessoas, bem como, deseja conhecer novos lugares e estar em paisagens paradisíacas, trabalhar com turismo pode ser uma boa opção. Desse modo, veja a seguir algumas profissões na área de turismo que talvez você não conheça.

Turismólogo

Você já ouviu falar dessa profissão? Se você gosta e deseja estudar sobre turismo, ela pode ser uma boa ideia. Além do mais, o turismólogo é a pessoa que estuda o turismo de modo geral. Logo, é ele quem pensa no turismo como um todo e organiza e planeja todas as atividades turísticas. Ademais, é uma das pessoas responsáveis por sua divulgação.

Esse tipo de profissional é comum ser encontrado principalmente em cargos públicos na secretaria de turismo. Desse modo, ele irá atuar organizando todo o turismo do município ou do estado. Logo, se uma cidade possui como carro chefe as belezas naturais, ele poderá organizar diferentes tipos de roteiros, os melhores lugares para se visitar, apoiar artesãos e trabalhadores locais da área do turismo.

Consultor de intercâmbio

O consultor de intercâmbio se assemelha aos profissionais que atuam como agente de viagens. Além do mais, eles são responsáveis por trabalhar de forma direta com o cliente passando informações sobre toda a viagem e organização dos programas de intercâmbio. Desse modo, o objetivo dele é vender intercâmbios para quem deseja estudar ou trabalhar fora.

O número de agências de intercâmbio em nosso país é grande. Além do mais, há uma cultura de acordos e parcerias com universidades e escolas em outros países. Desse modo, muitas pessoas buscam por essas agências para realizar o sonho de viver por um tempo fora do país. Logo, é uma área que possui uma alta demanda de profissionais.

Concierge de Hotel

Se você gosta de ser o responsável por organizar e administrar e deseja trabalhar com turismo, a profissão de concierge de hotel pode ser uma ótima opção. Além do mais, esse profissional atua em hotéis e resorts organizando e lidando com o fluxo de entradas e saídas de hóspedes. Além disso, é a pessoa disponível para ajudar os turistas no que for preciso.

Desse modo, o concierge pode ficar responsável por chamar táxis aos hóspedes, pela troca de quartos por algum problema ou upgrade, para direcionar os turistas a passeios turísticos, entre muitas outras funções. Bem como, para passar informações sobre o hotel, como os horários das refeições e de cada atividade.

Comandante de Navio

Gosta de viajar e deseja trabalhar com turismo? Ser comandante de navio pode ser uma boa opção! Além do mais, principalmente para quem desejar ter grandes responsabilidades. Pois, para comandar e conduzir uma embarcação tão grande em segurança, é preciso muita dedicação e estudo. Ademais, você estará lidando com milhares de vidas à bordo do navio.

Talvez o que você irá encontrar de mais complicado na profissão de comandante de navio é ter que lidar com as mudanças climáticas, e fazer com que a embarcação e as pessoas sempre permaneçam em segurança. Ademais, no oceano pode ter tempestades, neblinas, e o mar pode ficar muito agitado. No entanto, não se preocupe, você aprenderá a lidar com esses problemas em sua formação.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.