Início » Profissões na área de finanças que talvez você não conheça
Profissões na área de finanças

Profissões na área de finanças que talvez você não conheça

Neste post vamos falar sobre profissões na área de finanças que talvez você não conheça. Além do mais, há muitas áreas em que o leque de atuações é tão grande que é difícil identificar todas as oportunidades de profissões que existem. Desse modo, isso ocorre também com a área de finanças no mercado de trabalho brasileiro.

Se você está planejando o seu futuro profissional é uma boa ideia estudar sobre todas as possíveis áreas de atuação que podem te interessar. Desse modo, se o mercado financeiro chama a sua atenção, realizar uma graduação e investir em empregos que te coloquem dentro do mundo das finanças é uma ótima ideia de realização profissional.

Pensando nisso, e em ajudar todas as pessoas que desejam saber um pouco mais como podem atuar na área de finanças, criamos esse post. Desse modo, nele você irá encontrar informações sobre profissões na área de finanças que talvez você não conheça. Será que alguma delas irá te surpreender? Para saber, continue a leitura e conheça um pouco mais sobre essa área.

Profissões na área de finanças que talvez você não conheça

O mercado financeiro oferece aos profissionais muitas opções de carreiras. Desse modo, se você está em busca de escolher para o seu futuro uma profissão na área de finanças, está no lugar certo. Portanto, veja a seguir algumas das carreiras que um profissional em finanças pode seguir. Além do mais, algumas delas podem não ser tão populares e famosas.

1 – Analista de Investimento

O analista de investimento é a pessoa que é responsável por orientar os clientes, sejam eles pessoas físicas ou empresas. As orientações são dadas com base nos melhores investimentos. Para decidir quais as melhores opções para os clientes investirem, o analista de investimentos realiza um estudo com base na economia e nas variações que ocorrem na vida financeira da pessoa ou da empresa.

Além disso, o analista também pode realizar análises no mercado para encontrar as melhores oportunidades de investimentos. O trabalho do analista é dividido em dois grupos. Tem o técnico, o fundamentalista e o pleno. O que muda entre os três é o exame em que devem ser aprovados. No entanto, o que há em comum é que todos precisam ter o Certificado Nacional do Profissional Investimento.

2 – Bancário

Bom, essa profissão não é uma novidade, não é mesmo? É um cargo clássico no mundo financeiro. Além disso, a escolha de ser bancário é realizada por muitos profissionais. Desse modo, se você gosta da área de finanças e de se comunicar com pessoas, essa pode ser uma boa opção de carreira. Ademais, o bancário realiza serviços que o mantém em contato direto com os clientes.

Desse modo, entre as competências do bancário, estão a de atender os clientes e ajudá-los a solucionar problemas, realizar pagamentos, ofertar produtos e ainda dar conselhos sobre a área das finanças. Logo, o bancário possui uma grande quantidade de responsabilidades na parte administrativa.

Gostou da carreira? Se deseja se tornar um bancário, é preciso investir e estudar para obter as certificações financeiras da Anbima. Elas são responsáveis por dar a licença para atuar em diferentes meios, como para atender os clientes, trabalhar com produtos de investimentos, e ainda se especializar em investimentos.

3 – Agente autônomo de Investimentos

Entre as profissões na área de finanças que talvez você não conheça está a de agente autônomo de investimentos. As pessoas que ocupam este cargo trabalham de forma direta com clientes e investimentos. Desse modo, ele realiza a ponte entre o cliente e a instituição financeira que distribui produtos a qual representa.

Portanto, o agente autônomo de investimentos tem entre as suas principais funções conquistar clientes para a empresa, analisar investimentos e receber e transmitir ordens. Bem como, dar informações aos clientes sobre os produtos de investimento que as empresas oferecem e ainda, passar informações e ordens aos sistemas de negociação.

Assim como a profissão anterior, o profissional agente autônomo de investimentos também deve possuir uma certificação. Nesse caso ela é dada pela Ancord. E então, gosta da área de investimentos? Essa pode ser uma boa opção de carreira para seguir no mundo das finanças.

4 – Gestor de Fundos

Você já ouviu falar sobre essa profissão? Ela é uma das carreiras no mundo das finanças que as pessoas de modo geral não conhecem muito bem. Desse modo, vamos falar um pouco sobre o que o gestor de fundos realiza. Em suma, ele é a pessoa responsável por tomar as decisões sobre os fundos de investimento.

No entanto, ele não atua sozinho. O gestor de fundos conta com a ajuda e os conhecimentos do analista de ativos. O analista de ativos é a pessoa que passa as informações para que o gestor tome as decisões. Desse modo, o objetivo é que o gestor saiba tudo sobre as operações e decida se elas devem ser feitas ou não.

Além do mais, o gestor de fundos é um profissional que possui alto valor no mercado das finanças. Assim como as outras profissões mencionadas, ele também deve possuir algumas certificações, são elas a CGA e CFG. Desse modo, se você gostou da carreira e deseja ser um gestor de fundos, essa pode ser uma boa escolha.

5 – Consultor Financeiro Pessoal e Empresarial

Entre as profissões na área de finanças que talvez você não conheça, resolvemos falar sobre o Consultor Financeiro Pessoal e Empresarial. Quem ocupa este cargo possui muitas atribuições e pode realizar o seu serviço de diferentes formas. Entre elas estão a gestão financeira, a gestão de risco, planejamento sucessório, planejamento de aposentadoria e planejamento tributário.

Desse modo, o profissional que deseja embarcar nesta área de atuação de finanças ele fica responsável por ajudar a solucionar problemas financeiros. Bem como, pode prestar serviços com o objetivo de prevenir que os problemas apareçam.

Além do mais, o Consultor Financeiro Pessoal e Empresarial pode atuar tanto com emprego fixo em empresa quanto de forma autônoma podendo trabalhar com vários clientes. O que achou dessa profissão?

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.