Início » Profissões na área da saúde que talvez você não conheça
Profissões na área da saúde

Profissões na área da saúde que talvez você não conheça

Neste post vamos falar sobre profissões na área da saúde que talvez você não conheça. Apesar da área da saúde sempre ter tido um destaque especial entre as profissões na construção da sociedade. Foi durante a pandemia de 2020 que as pessoas realmente viram o quanto a formação de profissionais da área da saúde é importante para o desenvolvimento e o bem estar da população. Desse modo, o interesse por essas profissões se acentuou.

Logo, são diversas as carreiras e especializações que as profissões da área da saúde possuem. Desse modo, há um amplo leque de possibilidades de trabalho para seguir. Ademais, assim como ocorre em muitos outros cursos, há diversas atuações que os profissionais que se formam na área da saúde podem contribuir com o conhecimento adquirido durante a faculdade.

Portanto, neste post você verá dicas e informações sobre profissões na área da saúde que talvez você não conheça. Desse modo, veja e se surpreenda com os diferentes campos de atuação que os profissionais podem se especializar para contribuir com a saúde e bem estar da sociedade em geral. Bem como, aproveite para descobrir novas áreas que podem inspirar o seu futuro profissional.

Veja a seguir profissões na área da saúde que talvez você não conheça

Bom que a área da saúde é ampla e possui inúmeras possibilidades de atuação você já sabe. Além do mais, a sua linha de serviço irá depender da sua especialização e da sua metodologia de trabalho. Portanto, o ideal é se perguntar como você gostaria de se ver atuando daqui alguns anos.

Desse modo, pensando em te ajudar nas decisões do seu futuro profissional, separamos algumas informações sobre profissões na área da saúde que talvez você não conheça. Veja algumas das profissões a seguir e se surpreenda com os diversos caminhos que a área da saúde tem a oferecer aos futuros e atuais profissionais.

Auxiliar de enfermagem

O auxiliar de enfermagem trabalha em uma das profissões da área da saúde. O seu trabalho tem como objetivo lidar com o atendimento primário dos pacientes. Desse modo, eles são os responsáveis por realizar o primeiro contato dos pacientes nos hospitais ou outros centros de saúde.

Logo, também auxiliam em organizar as próximas consultas dos pacientes, bem como outros procedimentos médicos, como exames, triagem e injeções. Bem como, dar aos pacientes os remédios que necessitam nos horários e da maneira correta. Portanto, é uma figura de bastante importância nos ambientes hospitalares.

Além do mais, o profissional que atua como auxiliar de enfermagem pode realizar procedimentos de primeiros socorros, como curativos e imobilizações. Bem como, realizar a limpeza dos equipamentos hospitalares, entre outros. Desse modo, é uma boa opção de formação para quem gosta da profissão de enfermagem.

Massoterapeuta

Você já ouviu falar desta profissão? O massoterapeuta é o profissional que possui conhecimento adquirido em cursos sobre como usar a massagem de forma terapêutica. Desse modo, ele utiliza de técnicas para colaborar com o tratamento e com a rapidez de reabilitações. Bem como, a sua técnica também é de grande ajuda para o aumento do bem estar dos clientes.

Agente de Saúde

O agente de saúde também pode ser chamado de agente comunitário de saúde. Ele é a pessoa que, a partir de conhecimento adquirido por cursos técnicos, possui a responsabilidade de atuar em prol da prevenção de doenças. Bem como, tem como missão promover a saúde da sociedade. Desse modo, ele é um tipo de profissional que trabalha de forma direta com o público.

Portanto, o agente de saúde por meio de planos de educação popular trabalha indo até as pessoas, seja na comunidade, nos ambientes familiares, com o objetivo de passar informações importantes sobre a prevenção de doenças. Ademais, o trabalho é realizado de maneira direta com o Sistema Único de Saúde (SUS).

Para se tornar um agente de saúde é preciso realizar um concurso público ou passar por um processo seletivo feito por entidades públicas. Ademais, sejam elas municipais, estaduais, ou federais.

Gestor Hospitalar

Entre as profissões na área da saúde que talvez você não conheça, é provável que a de gestor hospitalar seja uma novidade. Bom, o profissional que ocupa esse cargo fica responsável pela administração das atividades do hospital. Essa profissão faz parte tanto de hospitais públicos quanto particulares. Desse modo, em suma, o gestor hospitalar tem como objetivo administrar todo o planejamento e as atividades do hospital.

Bem como, o seu serviço também engloba a gestão de pessoas, a compra de materiais e de equipamentos necessários ao hospital e toda a logística para o funcionamento do ambiente. Para ser um gestor hospitalar não existe uma graduação específica. No entanto, realizar o curso técnico Gestão Hospitalar pode ser uma boa ideia para agregar no currículo.

Técnico em Radiologia

Para realizar os exames de raio x, é necessário possuir conhecimento profissional. Este é adquirido por técnicos em radiologia. Desse modo, o profissional que se especializa pode trabalhar em hospitais, clínicas e outros centros de saúde realizando exames radiográficos. Portanto, o técnico adquire conhecimentos sobre como preparar o paciente no momento das realizações dos exames de radiologia.

Além do mais, o técnico em radiologia também pode atuar de outras formas. Desse modo, é possível realizar a orientação dos pacientes para outros tipos de exames, como ressonâncias magnéticas, tomografias, mamografias, entre outros. Estes são conhecidos como exames diagnósticos por imagem.

Quiroprata

A quiropraxia é uma profissão que tem se popularizado mais a cada dia. Além do mais, atua levando maior bem estar aos clientes. O quiroprata é o profissional que trabalha no tratamento das condições dos músculos, do esqueleto e das posições das articulações. Desse modo, muitas pessoas procuram esses profissionais da área da saúde para ajudar com dores agudas, escoliose, entre outros.

Portanto, além de ajudar no funcionamento regular de todo o esqueleto, músculos e articulações, o quiroprata também pode ajudar com a terapia manual. Isso irá prevenir doenças nos músculos, no sistema nervoso e no esqueleto. Essa prevenção pode ser realizada por meio de exercícios físicos e manipulações que ajudam no posicionamento ideal da postura do paciente.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.