Início » Profissões na área da comunicação que talvez você não conheça
Profissões na área da comunicação

Profissões na área da comunicação que talvez você não conheça

Neste post vamos falar sobre algumas das profissões na área da comunicação que talvez você não conheça. Além do mais, a comunicação está presente desde o início da humanidade. Desse modo, com o avanço da sociedade essa área foi se aperfeiçoando até chegar nos moldes dos dias atuais. Logo, o profissional que decide fazer parte da área da comunicação encontra um amplo leque de oportunidades.

Além do mais, a comunicação é uma atividade de grande importância que se realiza todos os dias em todo o mundo. Ademais, ela está presente no cotidiano das pessoas e é responsável por inúmeras prestações de serviços, áreas de estudo, especializações, como também por carreiras profissionais. Desse modo, veja neste post algumas das carreiras que o profissional da comunicação pode atuar.

Aliás, o mercado se divide em uma série de oportunidades na área da comunicação que vai desde a comunicação não verbal com ilustradores e fotógrafos, por exemplo, até editores de textos e publicitários. Portanto, veja a seguir algumas das profissões na área da comunicação que talvez você não conheça.

O que é necessário para se destacar na área da comunicação?

Assim como em todas as profissões, a dedicação e o estudo são grandes responsáveis pelo sucesso e pelo destaque profissional. Desse modo, buscar por cursos e graduações na área da comunicação que deseja é o primeiro passo para adquirir um maior número de oportunidades de trabalho. Além do mais, as especializações ajudam a focar na área que deseja e te torna um profissional de maior valor.

Entre as necessidades que o profissional de comunicação deve exercitar, está a facilidade de se comunicar com as pessoas de diferentes modos. Portanto, seja por meio de textos, fotografias ou ilustrações. Bem como, por canais de comunicação como rádio e televisão, é preciso se comunicar com clareza para passar a sua mensagem e garantir uma conexão com o público.

Além disso, ser criativo é uma ótima forma de garantir destaque nas profissões da área da comunicação. Isso, principalmente para os profissionais especializados em ilustrações, fotografias e publicidades. Logo, essas características são essenciais para um bom profissional da comunicação. E ainda, buscar realizar um trabalho com seriedade e compromisso com a verdade é indispensável.

Veja algumas profissões na área da comunicação que talvez você não conheça

Bom, que a área da comunicação possui uma gama de opções de cargos você já sabe. No entanto, agora basta saber um pouco mais sobre alguns deles. Desse modo, vamos falar sobre alguns cargos desta área que não são tão falados. Logo, veja a seguir profissões na área da comunicação que talvez você não conheça.

Produtor audiovisual

Entre as profissões na área da comunicação que talvez você não conheça está a de produto audiovisual. Bom, o que será que os profissionais desse cargo fazem? O produtor audiovisual realiza a criação de conteúdos de mídia visuais e de áudio para diferentes áreas. Desse modo, com o conhecimento adquirido, ele participa e realiza todas as etapas que integram a produção do conteúdo, do início ao fim.

Logo, o produtor trabalha com os veículos de comunicação, podendo ser nas rádios, na TV, nas redes sociais, entre outros. No entanto, o produtor também pode trabalhar com conteúdos para promover marcas e produtos de empresas. Desse modo, dentro da profissão, o produtor pode fazer diferentes tipos de trabalho.

Cerimonialista

O cerimonialista possui grande importância na organização de eventos. Como em festas de aniversário e casamentos. Desse modo, ele é a pessoa que trabalha desde o projeto inicial até o fim do evento. Ele cuida de todos os detalhes, como os horários, a comida, a decoração, e para que todo o roteiro seja cumprido no dia do evento.

Além do mais, a pessoa que ocupa esse cargo também fica responsável por agendar reuniões para a resolução de outros detalhes do evento, como para a contratação dos serviços que serão precisos. Ademais, ele pode contar com uma equipe que deverá seguir todas as ordens para que tudo ocorra da maneira como foi planejado.

Se você se interessou pela área e deseja se tornar um cerimonialista, há alguns cursos que podem ser importantes para levar um maior valor ao seu currículo, como os de administração e de marketing. Para ocupar o cargo não é exigido ensino superior, no entanto você pode usá-los para garantir um maior diferencial ao seu trabalho.

Social Media

Entre as profissões na área da comunicação que talvez você não conheça, está a de social media. As pessoas que ocupam esse cargo nas empresas são responsáveis por gerir as redes sociais promovendo uma conexão com o cliente. Além do mais, as redes sociais podem ser uma excelente ferramenta para propagar o marketing da empresa e dos produtos.

Por ser um local com bilhões de usuários, a marca representada pelo social media pode chegar a inúmeras pessoas, de uma forma rápida. Além do mais, hoje em dia é difícil encontrar quem não faça parte de algumas das redes sociais mais famosas, como Instagram, Facebook e Youtube.

Logo, o social media vai atuar por meio de publicações com propagandas e que instiguem o público a conhecer a marca e comprar os produtos ou contratar o serviço que a empresa oferece. Além disso, poderá criar uma conexão com os clientes e ainda poderá realizar análises para saber o que os clientes pensam sobre a marca e sobre os produtos.

Ilustrador

O cargo de ilustrador é uma boa opção para pessoas que têm talento e criatividade e gostam de realizar gráficos, montagens, desenhos, entre outras criações relacionadas a imagens. O ilustrador pode trabalhar tanto de maneira fixa, criando conteúdo para uma empresa, quanto como freelancer, trabalhando para vários clientes.

Além disso, as suas ilustrações podem servir como planos para o marketing da empresa, como também serem incluídas em revistas, livros, bem como em outros meios de comunicação. Há alguns cursos que são indicados para as pessoas que desejam trabalhar como ilustrador, como o curso de Artes Visuais, de Artes Plásticas e de Design.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.