Início » 10 profissões em alta para cursos técnicos
profissões em alta para cursos técnicos

10 profissões em alta para cursos técnicos

Neste post vamos falar sobre 10 profissões em alta para cursos técnicos. Portanto, se você está em dúvida sobre qual curso técnico realizar, não se preocupe! Com as dicas e informações a seguir, você saberá um pouco mais sobre os cursos técnicos promissores e que estão em alta no país. Além disso, é uma ótima ideia para quem deseja se especializar de uma forma mais rápida do que na graduação.

Ademais, os cursos técnicos podem ser feitos até mesmo durante o ensino médio. Desse modo, para quem deseja sair do ensino médio com uma boa oportunidade de emprego, o curso técnico pode ser uma boa opção. No país há atualmente diferentes tipos de cursos técnicos, são ele o técnico integrado, o técnico externo e o técnico profissionalizante.

Portanto, se você está em busca de informações sobre cursos técnicos de diferentes áreas que estão em alta, continue lendo este post. Além do mais, realizar um curso técnico pode ser uma maneira de experimentar e analisar, antes da graduação, se deseja realmente trabalhar com a área escolhida. Portanto, veja a seguir 10 profissões em alta para cursos técnicos.

Veja 10 profissões em alta para cursos técnicos

Realizar a formação em um curso técnico pode ser uma boa opção para quem ainda não tem certeza se realmente deseja trabalhar no futuro com a área escolhida. Desse modo, é uma maneira de conhecer melhor a área antes de realizar uma graduação. Portanto, veja a seguir 10 profissões em alta para cursos técnicos.

Técnico em Edificações

O profissional desta área atua no dia a dia acompanhando obras. O papel dele vai além de apenas uma única função. Desse modo, ele trabalha tanto no escritório, como em campo, visitando as obras. O objetivo deste profissional é analisar e certificar que toda a obra está sendo realizada dentro das características e dos detalhes que fazem parte do projeto.

Além do mais, o profissional técnico na área de edificações trabalha em conjunto com uma gama de outros profissionais ligados à obra, como engenheiros, pedreiros, eletricistas, encanadores, arquitetos, motoristas, entre outros. Ademais, é importante, após a conclusão do curso, realizar o registro no Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFT).

Técnico em Radiologia

Entre as 10 profissões em alta para cursos técnicos, está a de técnico em radiologia. O profissional dessa área trabalha em clínicas e hospitais preparando o paciente para exames radiológicos. Além disso, também pode atuar na realização de exames de mamografia, tomografia, entre outros exames de imagem.

Ademais, o técnico em radiologia possui conhecimento sobre soluções químicas e processamento do filme. Desse modo, ele é eficiente para realizar tanto os serviços de exames radiológicos tradicionais, como os demais exames de diagnóstico por imagem e de radiologia.

Técnico em Mecânica

Esse curso é uma ótima opção para quem deseja trabalhar com motores, de modo preciso com a parte mecânica. Desse modo, o técnico em mecânica é um profissional que atua em resoluções de problemas mecânicos em motores e máquinas. Logo, o seu trabalho pode ser realizado em carros e todos os outros veículos, máquinas industriais, entre outros maquinários e motores.

Além disso, o técnico em mecânica também é responsável por realizar inspeções periódicas com o objetivo de prevenir possíveis problemas nesses motores e máquinas. O conhecimento em mecânica pode ser adquirido por meio do curso técnico, no entanto, na área não é obrigatória para a realização do trabalho.

Técnico em Recursos Humanos

O técnico em recursos humanos realiza o seu trabalho na área administrativa de empresas e organizações. Desse modo, o profissional atua no recursos humanos com a gestão de pessoas, o bem estar dos funcionários e todo o ciclo de contratação de novos profissionais par a empresa. Portanto, é um trabalho que lida de forma direta com pessoas.

Logo, o técnico em recursos humanos pode realizar o seu trabalho no recrutamento de novos funcionários, na preparação e no desenvolvimento dessas pessoas para a rotina da empresa, em programas para aumentar a qualidade de vida dos funcionários, entre outros.

Técnico em Enfermagem

A profissão de técnico de enfermagem pode ser uma boa escolha para quem deseja trabalhar na área da saúde. Desse modo, a responsabilidade dos atuantes dessa profissão está em todo o processo do primeiro contato do paciente com o hospital. Logo, colhendo dados, administrando remédios, como também podendo atuar nos primeiros socorros. Sua missão é auxiliar os enfermeiros.

Técnico em Contabilidade

O técnico em contabilidade realiza o seu trabalho em empresas e outras instituições com o objetivo de administrar o fluxo de dinheiro. Desse modo, ele atua com o conhecimento adquirido no curso na área das finanças, analisando e registrando os ativos, os passivos, as receitas e as despesas da empresa.

Técnico em Informática

Essa é uma ótima opção de curso para quem gosta e deseja trabalhar com a tecnologia. Logo, o técnico em informática atua na montagem de computadores, assim como em sua manutenção e acabamento. Ademais, também realiza trabalhos na criação de sites e outras plataformas. Bem como, pode instalar programas e configurá-los.

Técnico em Segurança do Trabalho

O técnico em segurança do trabalho é o responsável por analisar a segurança do ambiente com o objetivo de prevenir acidentes ou a proliferação de doenças. Desse modo, além de verificar se há algum risco no ambiente de trabalho, também realiza ações para minimizar e acabar com os possíveis riscos. O profissional pode atuar em pequenas equipes ou até em grandes empresas.

Técnico em Logística

O técnico em logística é o profissional que atua administrando os materiais que os funcionários da empresa precisam para a rotina de trabalho. Desse modo, essa administração pode ser realizada também para a distribuição em outros setores da empresa. Portanto, ele realiza a compra, a contagem, o armazenamento dos itens e toda a movimentação que ocorre com essa compra.

Técnico em Mecatrônica

Você já ouviu falar na profissão de técnico em mecatrônica? Esse profissional é responsável pelos sistemas robóticos de automação. Desse modo, ele lida com a execução dos projetos e ainda com a administração e cuidados desses equipamentos.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.