Início » Principais etapas de um processo seletivo

Principais etapas de um processo seletivo

Para quem não sabe o processo seletivo é todo um conjunto com muitas técnicas que vão auxiliar na escolha de possíveis candidatos que serão adequados para concorrer a uma vaga de emprego. Dessa forma é possível observar que está mais apto para a vaga e também se a pessoa se enquadra nos requisitos da empresa.

Neste artigo iremos falar sobre as principais etapas de um processo seletivo para aqueles que ainda tem algumas dúvidas sobre. Ressaltando as  mais relevantes. Continue a leitura.

Planejamento da Vaga:

Primeiramente você deve entender que todo processo seletivo começa com um bom planejamento que será a base de todo processo seletivo ter sucesso. Nessa etapa será definido desde o modo em que a vaga vai ser aberta. Mas também o que terá de atração para ser utilizado e como será feito a seleção.

Além disso é preciso identificar e também fazer uma avaliação da necessidade da vaga. Mesmo que em algumas vezes não seja necessário ter esse processo de seleção esterno precisa rever o preenchimento para os recursos da própria companhia.

Então o RH irá fazer uma pesquisa muito detalhada e delicada sobre o principal líder do setor para que ele fique incluído na maioria das etapas. Isso acontece porque ter o gestor da área junto a participação vai contribuir para que tudo corra da melhor forma possível dentro das expectativas necessárias.

Onde irá garantir que o processo seletivo chique muito alinhado entre o líder e também entre a empresa.

É necessário a observar quais são os requisitos técnicos e também comportamentais e colocar todos os valores da empresa no anúncio para que assim os candidatos certos e mais adequados fiquei interessado na vaga.

Por fim quando terminar esse planejamento é necessário estudar todos os métodos de seleção que vão ser utilizados dentro do processo seletivo. Onde a grande maioria faz um levantamento de tempo médio duração de um processo para depois informar aos candidatos.

Atração de Candidatos:

Na segunda etapa é feita uma execução do processo. Para que consiga encontrar todos os profissionais com interesse na vaga. E sejam competentes a todas as mudanças tecnológicas da geração e também observe que é uma grande oportunidade de trabalho.

Nesta etapa de preparar o anúncio da vaga precisa ser muito objetivo e adicionar todas as informações importantes e necessárias juntar os pré-requisitos e quais atividades serão exercidas. Além do horário de trabalho, remuneração e entre outros pontos que é importante a empresa mencionar.

Depois de encontrar formas de explicar a vaga é necessário escolher os melhores canais para ter esse anúncio, observando atentamente toda sua divulgação com suas características de custo e também tempo de resposta junto a todos os participantes que terão interesse na vaga.

É necessário escolher os perfis que mais tem um a ver com a empresa onde quem é software de recrutamento trabalhar com todo cuidado nesta fase. Onde é preciso juntar todas as informações dos candidatos em potencial através de um sistema de ranking.

Por fim o profissional do RH vai separar todos os perfis que são compatíveis com a empresa para começar uma possível entrevista somente com aqueles que estão em grande potencial que é selecionado todo o perfil comportamental e psicológico.

Separação dos profissionais mais adequados:

Nessa fase acontece a seleção de todos os profissionais que enviaram sua candidatura para organização. Primeiramente todos os candidatos são passados por um tipo de triagem aonde vai levar em consideração os pré-requisitos do cargo separando os mais relevantes.

Nesse etapa depende muito da vaga e do com grande a corporação é. Isso porque dependendo a empresa pode receber muitos currículos fazendo com que demore pois será feito uma análise um a um.

Algumas empresas optam por adicionar softwares que vão fazer com que essa seleção fique mais rápida realizando a triagem de forma muito mais prática.

Dessa maneira todas as informações e testes dos candidatos aparecem dentro de um ranking no sistema mostrando os melhores perfis. Onde os profissionais do é regar vão conseguir dar mais atenção para os que forem mais compatíveis com a empresa

Depois dessa etapa é feita uma avaliação técnica e uma avaliação psicológica para que o processo seletivo fique muito mais completo para que encontre os melhores candidatos para a vaga.

Nessa parte entra o líder direto da avaliação com os requisitos técnicos. Para que ele dê a sua opinião para tornar o processo muito mais prático. Ter um envolvimento do principal gestor dentro desse etapa será necessário para que ele fique responsável por cada contratação E também acompanha o desenvolvimento do candidato.

Verificação do processo Seletivo:

Então após fazer toda a seleção é permitido analisar todo o processo trabalhando com o sistema de indicadores e métricas. Essas ferramentas serão essenciais para ajudar cada vez mais a moldar as técnicas dar uma direção para todo processo.

Além do mais importante verificar se o processo de seleção compre com todas as suas metas estabelecidas com êxito para trazer a segurança para todas as etapas e aos membros da equipe.

Ações de Ajustes e melhorias do processo:

Por fim mas não menos importante com toda a análise pronta feita é necessário verificar todos os pontos que vão ficar abaixo da média para serem ajustados para que no próximo processo evitem esses mesmos erros.

Dessa maneira serão feitos ajustes e aprimoramentos para que o gestor consiga alcançar excelência e conseguir inovar nos outros processos seletivos e fortalecer o seu time nos recursos humanos.

Principais etapas de um processo seletivo — Conclusão:

Em conclusão agora você sabe os principais pontos em etapas de um processo seletivo e como cada um deles funciona. Onde é muito importante passar por todo esse processo para que tudo ocorra com eficiência encontre o candidato certo.

Então esse processo toda vez que é feito é muito bem-planejado e estruturado com as melhores ferramentas para ajudar a garantir as melhores contratações dos melhores profissionais para a empresa. Portanto, se você tem interesse pesquise bem os processos seletivos da sua região.

Analise com calma o seu currículo e boa sorte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.