Connect with us

Emprego

Perguntas mais frequentes em entrevistas de emprego

Published

on

O que deixa o candidato mais nervoso em uma entrevista de emprego, certamente são as perguntas difíceis de responder. Isso acontece porque desejamos dar uma resposta correta, aquela que o entrevistador está esperando ouvir. Com isso, acabamos pensando demais e o estresse toma conta!

Para te ajudar, separamos neste artigo as perguntas mais frequentes em entrevistas de emprego, não somente isso, elaboramos as respostas corretas para que você se prepare e garanta a sua tão almejada vaga.

Perguntas mais frequentes em entrevistas de emprego

1 – Fale-me sobre você

Em primeiro momento essa pergunta parece ser simples, mas falar sobre você mesmo exige bastante atenção. Pense que a pessoa que está entrevistando você não deseja ouvir toda as suas qualificações neste momento. Seja sucinto e destaque as principais qualidades tanto profissionais quanto pessoais para trabalho em equipe. Fale também sobre algumas experiências profissionais anteriores e de que forma elas podem te ajudar no cargo pretendido.

2 – Como você ficou sabendo da vaga?

Essa é uma excelente chance para você se destacar na entrevista. Se ficou sabendo da vaga por um amigo que também trabalha na empresa, fale o nome dele e mostre o quanto ficou interessado em fazer parte dela. Caso tenha visto em algum anúncio fale que gostou da descrição do cargo.

3 – Você pode resumir o seu currículo?

Por meio desta pergunta, o recrutador estará testando a sua capacidade intelectual de resumir com clareza seus atributos para o cargo, como formação acadêmica ou técnica.

O importante nesta pergunta é falar sobre suas qualificações e mostrar que elas condizem com o cargo oferecido pela empresa. Vale ressaltar, que você deve falar resumidamente suas qualificações e experiências profissionais.

4 – Quais são os seus defeitos?

Com essa pergunta o entrevistador está tentando entender sua capacidade de autocrítica e avaliar seus pontos fracos. No entanto, não use clichês como “Sou perfeccionista demais”. Utilizar respostas óbvias não causarão uma boa imagem.

Fale sobre os seus defeitos que não comprometam a função do seu cargo na empresa, e sempre contorne a situação mostrando uma solução para o problema.

5 – Quais são suas qualidades?

Agora é a hora de se destacar. Mostre suas qualidades que farão de você um excelente candidato para a vaga. Atente-se em falar sobre as características que compreendam a capacidade de um bom convívio com colegas e demais pessoas. Algumas empresas dão mais valor a essas qualidades do que características que beneficiam a si próprio.

Entretanto, em relação a essa pergunta, seja verdadeiro ao apontar os pontos fortes e não destacar os pontos fortes que o recrutador deseja que você fale.

6 – Por que deveríamos contratá-lo?

Nesta hora você deve mostrar empolgação em trabalhar na empresa em questão. Fale o quanto você tem gosto pela sua profissão mostrando que valerá cada centavo investido.

Além disso, pode falar que o período em que esteve desempregado fez com que você valorizasse mais ainda a sua próxima oportunidade.

7 – O que você sabe sobre a empresa?

Se tem uma pergunta que podemos dizer que é de praxe, é esta. Todo recrutador faz essa pergunta e nesse momento ele está tentando ver se você pesquisou sobre a empresa, se conhece a história e os valores da companhia.

Vale utilizar a até palavras chave do slogan colocando em frases nas quais mostrem identificação com a empresa. Isso faz muita diferença.

8 – Como você se vê daqui 5 anos?

Para responder esta pergunta você deve mostrar que tem ambições de crescimento na vida pessoal e profissional. Mostre conhecimento pelo cargo pretendido e que deseja evoluir dentro da empresa. Compartilhe com o recrutador quais são suas metas pessoais e profissionais.

9 – Que salário considera justo?

A escolha de um novo emprego tem o salário como um dos principais fatores. Mas, as vezes, só analisar uma vaga pela remuneração pode não ser tão vantajoso. Aspectos como benefícios, distância do trabalho, flexibilidade no horário, também devem ser levados em conta.

Dessa forma, faça os cálculos e veja se o salário oferecido mais os benefícios é vantajoso para você. Não peça um salário menor do que você acha justo e merece ganhar.

10 – Você trabalha bem em equipe?

Esta pergunta é feita para saber se os candidatos à vaga saberão trabalhar bem em equipe. Para responder a pergunta você pode citar situações vividas envolvendo algum trabalho em equipe e que você soube resolver com sucesso.

Por que você está deixando seu emprego atual?

Com certeza, essa é uma das perguntas mais difíceis de responder. Obviamente, não se deve falar mal do antigo emprego, mesmo que seja dos piores. Para responder essa pergunta corretamente, você deve comentar sobre o quanto você deseja fazer parte da empresa e que na anterior você, por exemplo, não se sentia completamente encaixado. Ou se você foi demitido, fale simplesmente a verdade “Fui dispensado”.

Gostou do nosso artigo: “Veja 10 perguntas mais frequentes em entrevistas de emprego”? Continue nos acompanhando! Assine nossa newsletter e receba em primeira mão notícias sobre cursos gratuitos e concursos abertos no país.

Veja também:

Melhores empresas para jovem aprendiz

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.