Connect with us

Emprego

Melhores empresas para jovem aprendiz

Published

on

Podemos perceber que o mercado de trabalho dificilmente acolhe um jovem recém-formado, que não possui experiências ou qualificações, mas vamos verificar quais são as melhores empresas para jovem aprendiz. Este é um drama vivido por muito jovens no Brasil que não conseguem sua primeira experiência profissional por não terem nenhuma experiência, certamente é uma contradição.

Visando isto foi-se elaborado uma política de aprendizagem, a fim de inserir este jovem aprendiz dentro do mercado de trabalho e colaborar com a criação de mão de obra pelo país.

De um lado ajuda o trabalhador com uma primeira contratação e experiência, que poderá agregar à sua carreira profissional. De outro lado favorece o empregador com um contrato mais flexibilizado e com custos trabalhistas mais baixos, além de efetivamente ser um investimento.

Mas afinal de contas o que é Jovem Aprendiz? Quais são as melhores empresas? Para explicarmos antes temos que falar sobre a aprendizagem no Brasil.

O QUE É APRENDIZAGEM?

Segundo o que diz a Lei Brasileira, a figura da aprendizagem tem como objetivo inserir pessoas de 14 a 24 anos no mercado de trabalho, com qualificação técnica e profissional.

É obrigatório por parte das empresas, destinarem cerca de 5% das suas vagas para trabalho com aprendizes, e no máximo 15%.

Interessados no programa de aprendizagem devem pesquisar por instituições que disponibilizam ensino de aprendizagem.

Algumas instituições são bastante conhecidas, vejamos algumas:

  • Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI;
  • Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC;
  • Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR;
  • Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte – SENAT;
  • Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo – SESCOOP;
  • Escolas técnicas e agro técnicas.

Para participar do programa de aprendizagem, obrigatoriamente o aluno/trabalhador deverá estar matriculado em uma dessas instituições.

Todas as instituições irão qualificar técnica e profissionalmente o aluno para atuarem dentro da indústria. Na verdade as melhores empresas garantem todos os direitos do jovem aprendiz.

Para participar do programa de aprendizagem o contratante/empregador deve estabelecer um contrato de aprendizagem, mas o do que se trata?

SOBRE O CONTRATO DE APRENDIZAGEM

Este é o contrato que irá regular o vínculo do aprendiz dentro da indústria, ocorre que este contrato deve obedecer a algumas dispões legais, dentre eles que não poderá ter prazo maior que dois anos. As melhores industrias sempre realizam o melhor contrato de jovem aprendiz.

Outro aspecto é que o trabalho realizado menor aprendiz deve ser compatível com o seu desenvolvimento físico, moral e psicológico. Neste sentido cabe mencionar que o jovem irá se comprometer a executar com zelo e dedicação as tarefas incumbidas a ele.

Conforme determinado em lei, o contrato de aprendizagem não pode exceder 30 horas de jornada de trabalho por semana. No entanto, caso o aprendiz já tenha concluído o ensino fundamental, este poderá trabalhar até 8 horas por dia, ou 40 horas por semana.

Um ponto que merece atenção, é que mesmo sendo aprendiz o jovem deve ter a sua carteira de trabalho assinada pela empresa contratante, recebendo os mesmos direitos dos demais trabalhadores formais da empresa.

O jovem terá direito à:

  • Pagamento do salário-mínimo;
  • Descanso semanal remunerado;
  • Férias;
  • Recolhimento do FGTS com taxa diferenciada;
  • 13° salário;

Confira a seguir algumas das instituições, que são responsáveis pelo recrutamento de Jovens Aprendizes em todo Brasil:

MELHORES EMPRESAS

  • Carrefour

As mais avançadas redes de supermercados, como o Carrefour, oferecem aos clientes uma ampla gama de produtos, desde alimentos, higiene e produtos domésticos até eletrodomésticos.

Desta forma, é necessário um grande número de profissionais para prestar esses serviços da melhor forma. Relacionado a isso está que milhares de jovens sem experiência profissional procuram a primeira oportunidade, mas a falta de especialização torna-se uma desvantagem.

Por isso, o “Programa de Aprendizagem Jovem Carrefour 2021” tem como objetivo proporcionar a esses jovens um emprego para que tenham a oportunidade de ganhar uma mensalidade sem deixar de estudar.

Portanto, a seguir está uma lista das principais vagas de emprego que o Carrefour disponibiliza para menores aprendizes:

  • Repositor de estoque;
  • Repositor de prateleiras;
  • Empacotador;
  • Assistente administrativo;
  • Suporte aos clientes;
  • Atendente de caixa.

Para participar do programa, é necessário atender a alguns requisitos, como frequentar a escola e atingir a idade adequada para o programa.

  • Santander

É o terceiro maior banco privado do Brasil e o único banco internacional de grande porte do país. Prestam serviços de alto valor agregado nos setores de varejo e atacado, o que nos permite oferecer um amplo portfólio de produtos e serviços para pessoas físicas, pequenas e médias empresas e atacadistas.

Eles fizeram do Grupo Santander uma instituição financeira com sede na Espanha, o que nos proporciona importantes vantagens competitivas, como o acesso à rede operacional global do grupo e a utilização das melhores práticas e gestão de riscos implementadas em outras áreas para diferenciar os clientes.

Esta é uma das melhores empresas, por oferecerem diversas áreas para Jovem Aprendiz:

  • Atendimento ao cliente;
  • Realização de triagens;
  • Auxiliar a atuação dos equipamentos e materiais de autoatendimento em condições de uso;
  • Construção e alimentação de relatórios;
  • Gestão de controle;
  • Análise de ocorrências e reclamações dos clientes;
  • E outros.

Fora isto, as vantagens do produto. Forte influência global. O Grupo Santander foi fundado na Espanha em 1857 e expandiu seus negócios globalmente por meio de várias aquisições. Em 1957, o Grupo Santander entrou no mercado brasileiro por meio de um contrato operacional com o Banco Intercontinental do Brasil S.A .. Em 1970, o grupo abriu um escritório de representação no Brasil e, posteriormente, abriu sua primeira agência em 1982. Portanto, trata-se de uma ótima primeira oportunidade.

  • Riachuelo

Riachuelo é uma série de lojas de departamentos brasileiras pertencentes ao Grupo Guararapes Confecções. É a terceira maior rede de lojas de departamentos do Brasil, atrás apenas das varejistas C&A e Lojas Renner.

No maior parque industrial da América Latina, Midway em Natal, Midway em Natal, a capital do Rio de Janeiro e dois cinemas Riachuelo, existem mais de 300 lojas e 40.000 funcionários – cerca de metade deles no Nordeste do Brasil. Rio de Janeiro (Rio de Janeiro), e mais de 30 cooperações com celebridades da indústria da moda mundial.

Esta é uma das informações mais populares entre as pessoas que procuram vagas no Riachuelo, um jovem aprendiz. Como pode ser visto no tópico anterior, o salário dos jovens aprendizes é calculado com base na jornada de trabalho dos jovens aprendizes.

A carga horária dos aprendizes é de 4 a 6 horas por dia. O cálculo também leva em consideração o cálculo do salário mínimo do ano corrente. Portanto, a divisão da jornada de trabalho pelo salário mínimo vigente é suficiente.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.