Connect with us

Ensino a Distância

Conheça as melhores instituições EAD do país

Published

on

Ensino superior A EAD está crescendo rapidamente no Brasil. Graças ao tempo flexível e ao curso mais barato, a modalidade ganhou reconhecimento dos estudantes brasileiros. Descubra quais são as melhores faculdades a distância do país, com base na avaliação do Ministério da Educação (MEC).

Para avaliar cursos superiores no local ou à distância, o MEC leva em consideração dois critérios: Índice Geral de Cursos (IGC) e Conceito de Instituição (CI). O primeiro conceito diz respeito à avaliação média dos estudos de graduação e pós-graduação, e o segundo à avaliação da unidade didática no local. As notas variam de 1 a 5 e os cursos classificados com termos iguais ou superiores a 3 confirmam a boa qualidade.

Confira a Lista com as melhores instituições EAD do Brasil

Os preconceitos sobre cursos a distância estão diminuindo e as instituições estão colocando novas tecnologias para melhorar o aprendizado dos alunos. Além das ferramentas tecnológicas, as instituições de ensino superior também investem em professores de alta qualidade, materiais de ensino compreensíveis e interação constante, para que o aluno não se sinta sozinho.

A maior parte das atividades passadas aos alunos de cursos EAD é realizada por meio de plataforma virtual. Entretanto, em dias marcados, é comum que professores façam aulas presenciais para concluir as questões dos estudos.

Com as informações dadas pelo Ministério da Educação, nós da Job Concursos separamos as melhores faculdades para realizar seu curso técnico ou ensino superior através da modalidade EAD, as mesmas instituições de ensino tiveram nota 4 e 5 pelo MEC.

1 – Universidade Federal de Lavras (Ufla)

Uma das instituição que possui uma boa avaliação do MEC é a Universidade Federal de Lavras (Ufla). Todos os cursos a distância possuem uma estrutura de material didático de alta qualidade. Entre os títulos disponíveis, destacam-se administração pública, filosofia, pedagogia e correspondência.

2– Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Esta instituição pública oferece ensino à distância de qualidade por meio da Federação de Centros de Educação a Distância do Ensino Superior do Estado do Rio de Janeiro (Sedley). Entre os cursos de graduação da EAD, vale destacar as áreas de administração, ciências biológicas, matemática, física, educação, história, tecnologia de sistemas de computação, química e turismo.

3– Fundação Getúlio Vargas (FGV)

A Fundação Getúlio Vargas (FGV), com a sua Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (EBAPE), atingiu notas máximas no IGC e no CI, algo que se deve por sua competência em todas as áreas administradas.

4– Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

O IGC é 5, o CI-EAD é 4 e a maior universidade pública do Rio Grande do Sul também foi classificada. A cada semestre, a faculdade selecionará novos alunos em geografia, ciências sociais e educação. Todos os cursos são realizados no âmbito da Universidade Aberta do Brasil (UAB).

 5 – Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Você já pensou em estudar na UFMG EAD? Como todos sabemos, muitos brasileiros estão fazendo essa escolha. A instituição promove o desenvolvimento de cursos em ciências biológicas, geografia, matemática, química e pedagogia, com foco na formação de professores.

6– Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

O Bacharel em Administração de Empresas da UFSC é uma boa opção de treinamento, pois já conquistou 5 no Enade. Atualmente, a instituição também oferece cursos a distância em contabilidade, economia, física, filosofia, correspondência, matemática e administração pública.

7– Universidade de Brasília (UnB)

A UnB é uma das melhores universidades públicas de ensino à distância. A instituição possui a 5ª série do IGC e tem uma boa avaliação no Enade, como diplomas em artes visuais, biologia, esportes, teatro, educação, música, literatura e esportes. O único programa de bacharelado da Universidade de Brasília é a administração pública.

8 – Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP)

Se você está procurando uma universidade gratuita para educação a distância, considere estudar na UNIVESP. No último vestibular, a instituição forneceu mais de 18.000 vagas para cursos de métodos de ensino, engenharia de produção, engenharia de computação, tecnologia de gestão pública e matemática.

9– Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

A PUC-Rio possui IGC 4 e CI-EaD 4, por isso é uma boa opção para quem quer aprender a distância. Entre os cursos avançados que se destacam nas universidades, vale destacar a história.

10– Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)

Quem procura uma boa universidade particular para fazer o curso EAD deve escolher a UNICSUL. A pontuação mais alta da instituição em termos de IC e IGC é igual a 4. Os cursos disponíveis na Universidade Virtual de Southern Cruz incluem artes visuais, contabilidade, ciências econômicas, etc.

11– Universidade Federal Fluminense

A UFF investiu na melhoria dos cursos a distância. No Enade, a conclusão do sistema do computador já atingiu o número máximo de pontos. Atualmente, a instituição possui IGC 4, IC 5 e CI-EaD 4.

Assim como na UFRJ, o diploma EAD da Universidade Federal Fluminense faz parte do CEDERJ. Os títulos disponíveis incluem: matemática, administração pública, tecnologia de segurança pública, engenharia de produção e listas.

12– Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Com foco na formação de professores, a Universidade Federal de Viçosa também se destaca pelos programas de ensino a distância. É uma instituição bem classificada pelo MEC, com IC igual a 5 e IGC 4.

13– Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Todos os cursos de graduação da UFSCar são reconhecidos pelo MEC e realizados em cooperação com a UAB. A universidade tem um IC de 4 e uma nota máxima no IGC.

Detalhes importantes na hora de escolher um Curso EAD

Existem outras instituições que oferecem cursos de ensino superior. Para entender melhor, você deve visitar o site e-MEC e verificar os conceitos de CI e IGC. Pelo menos um desses dois conceitos deve ter a pontuação mais alta, você pode conferir este artigo também aonde ensinamos passo a passo de como saber se o curso escolhido é reconhecido pelo MEC.

Os cursos promovidos através do ensino a distância oferecem aos alunos muitas vantagens. Eles se adaptam ao trabalho diário, garantem horários flexíveis e excedem as restrições geográficas. Na maioria das vezes, os alunos estudam através de tarefas on-line, confira todos os benefícios de estudar na modalidade neste artigo.

Veja também:

Como fazer um vestibular online

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.