Início » 6 hábitos para ter uma vida saudável
hábitos para ter uma vida saudável

6 hábitos para ter uma vida saudável

Atualmente, em um mundo pós-pandemia do Covid-19, muitas questões sobre uma rotina mais saudável tem aparecido. Isso porque percebemos que a saúde deve ser o pilar da nossa vida e, para isso, temos 6 hábitos para ter uma vida saudável e próspera.

Neste sentido, podemos dizer que talvez isso te interesse. Afinal, uma pesquisa realizada pela IBOPE em parceria com a Bayer, apontou que 84% dos brasileiros buscam ter uma vida mais saudável, embora encontrem alguns empecilhos para conseguir uma rotina mais tranquila.

Sendo assim, sabemos que para ter uma rotina mais saudável é necessário um passo a passo. Afinal, ninguém muda tudo isso da noite para o dia, não é mesmo? Portanto, se você quer investir na saúde de ferro após a pandemia, confira 6 hábitos para ter uma vida mais saudável

Conheça os 6 hábitos para ter uma vida saudável

De modo geral, a busca por um corpo mais saudável tem sido uma das motivações dos brasileiros nos últimos tempos. Talvez o grande número de academias e centros de nutrição por aí comprovam isso. Mas, se você ainda não tem acesso a isso, confira alguns hábitos para ter uma vida saudável:

Tenha uma boa alimentação

Sabia que antes de qualquer medida externa, precisamos desenvolver o nosso corpo? Exatamente! Isso porque o que comemos — e como comemos — influencia no equilíbrio das nossas funções digestivas. Dessa forma, adotar uma dieta equilibrada e adaptada a sua rotina, é o primeiro passo para ter uma vida saudável.

Neste sentido, não é somente o que comemos, mas como comemos. Por isso, dedique um tempo para as suas refeições, escolha um lugar confortável para começar, mastigue bem, coma devagar e evite comer de forma que afete a sua digestão — como comer deitado (sim, muitas pessoas cometem esse grave erro!)

Além disso, comer carne vermelha em excesso é um erro. Por isso, tenha cuidado com as porções e também inclua no seu prato muitos legumes, verduras, folhas e cereais. Por outro lado, evite o excesso de frituras, dando preferência aos grelhados, por serem mais saudáveis — e, sinceramente, mais gostosos.

Outro ponto essencial é evitar ao máximo bebidas alcoólicas e refrigerantes. Sabia que o consumo excessivo de álcool prejudica toda a nossa dieta? Pois é! Por isso, opte por consumir sucos naturais e alguns chás, além de ser extremamente saudável, é vantajoso para todos os nossos órgãos.

Inclusive, uma dica incrível é sobre o consumo de água. Sabia que não há consenso sobre quanto de água devemos tomar? Mas, sabemos que a nossa urina deve estar numa cor clarinha: se estiver muito escura, há desidratação, se estiver transparente, excesso de água. Logo, tenha esse equilíbrio e tenha uma vida mais saudável!

Tenha boas noites de sono

Esta dica parece simples para você? Com certeza é, mas… Você sabia que a maioria das pessoas ignora a importância de uma boa noite de sono? Isso vai além de quanto tempo se passa na cama, mas de outros fatores como não usar o celular antes de dormir, e evitar barulhos enquanto dorme.

Neste sentido, saiba que a sua mente deve estar tranquila antes mesmo de dormir. Por isso, tome um chá antes de ir para a cama, não beba água em excesso antes de dormir e não coma alimentos pesados pouco antes de dormir, pois, o seu corpo não irá descansar como deveria.

Inclusive, dormir entre 7 e 8 horas por noite é um dos melhores hábitos para ter uma vida saudável. Assim, você evita alguns problemas como estresse e irritabilidade. Caso seja aquela categoria de pessoa que nunca dorme bem, temos algumas dicas de como você pode ter uma noite de sono mais tranquila.

O ideal é dormir entre 6 e 8 horas por cada noite. Com isso, você se previne contra a irritabilidade, o estresse e a depressão, além de outras tantas doenças, como as cardiovasculares.

Vá ao médico regularmente

Me responda: há quanto tempo você não faz um check-up? Um ano? Dois anos? Vinte anos? Então… temos uma notícia ruim para você! Isso porque um grande engano sobre uma vida mais saudável é acreditar que somente comer bem durante o dia é suficiente para conseguir viver melhor. Vai além disso.

Geralmente, quanto mais ficamos velhos, maior a propensão para doenças e outros problemas. Por isso, procure realizar um check-up o quanto antes, pois exames de sangue e urina podem detectar algum empecilho para ter uma vida melhor, além de prevenir outras doenças.

Além disso, se caso uma doença mais séria seja encontrada, este pré-diagnóstico impede de evoluir para quadros mais graves. Portanto, não deixe de fazer exames só porque você decidiu ter uma dieta mais equilibrada. Uma coisa deve compensar a outra!

Busque evoluir a sua espiritualidade

De modo geral, as pessoas associam espiritualidade à religião. Bem, não é por aí. Geralmente, religiões foram criadas pelo homem, e possuem dogmas e ensinamentos, além de outros costumes e crenças. Possuir uma religião é incrível, mas espiritualidade não é somente sobre isso.

Basicamente, podemos definir a espiritualidade como algo intangível, algo como a conexão com o nosso interior, que define a maneira como falamos, agimos, e até mesmo nos conectados com a nossa fé. Durante a história, foi comprovado que a espiritualidade e a fé auxiliam no processo de bem-estar.

Neste sentido, um dos melhores hábitos para ter uma vida saudável é se conectar com a sua espiritualidade. Isso vai além do bem-estar, pois esse processo nos ajuda no autoconhecimento. Portanto, além de ter dias mais tranquilos, somos agraciados com revelações sobre nós mesmos.

Invista em atividades físicas

Você já percebeu que as academias — de todo o dia — estão cada dia mais cheias? Intenções à parte, podemos dizer que quem está indo, não está errado. Isso porque diversos estudos apontam o efeito das atividades físicas para o nosso bem-estar físico ou mental.

Inclusive, se engana quem pensa que praticar atividade física é somente ir à academia. Atualmente, algumas atividades simples como andar de bicicleta, correr, dançar, caminhar alguns mitos durante o dia, cozinha e até mesmo se alongar são essenciais para uma vida mais saudável.

Neste sentido, uma boa opção para quem deseja praticar exercícios físicos sem sair de casa, é a meditação. Isso porque ela nos ajuda a reduzir o estresse e a ansiedade. Além disso, essa atividade colabora com a digestão, a melhora da imunidade, a circulação sanguínea, entre muitos outros.

Inclusive, você sabia que praticar atividades físicas nos ajudam a ser mais criativos? Isso porque! Por isso, temos para você alguns exercícios simples para começar no tapete da sua casa agora mesmo. Garanto que após alguns dias, você já vai perceber a diferença no seu bem-estar.

Mantenha bons relacionamentos

Um dos melhores hábitos para ter uma vida mais saudável é algo que pouca gente fala. Já ouviu falar do efeito aldeia? Basicamente, é um convívio social adequado, onde compartilhamos momentos e conversamos com pessoas queridas, e ele é essencial para o nosso bem-estar.

Neste sentido, ao desenvolvermos boas amizades, a produção de endorfina aumenta, o que auxilia na melhora do humor, além de prevenir algumas doenças como depressão e transtorno de ansiedade. Inclusive, essa prática nos ajuda a diminuir dores pelo nosso corpo!

Portanto, sempre busque fazer uma reunião entre amigos. Por mais que seja rápida, ela pode nos auxiliar a ter uma vida mais saudável — talvez justamente por ser tão simples.  Assim, além de viver momentos maravilhosos, você está fazendo muito bem a sua saúde mental e física.

Por fim, podemos dizer que estes hábitos para ter uma vida mais saudável são apenas o pontapé inicial para uma vida plena. Então, saiba que fazer o que está ao seu alcance é sempre melhor do que não fazer nada. E isso vale desde pequenos exercícios de polichinelos até mesmo a correr uma maratona.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.