Início » 5 hábitos para ter um envelhecimento saudável
hábitos para ter um envelhecimento saudável

5 hábitos para ter um envelhecimento saudável

Atualmente, uma grande preocupação para muitas pessoas é envelhecer de maneira saudável e próspera. Embora haja um certo desafio neste processo, podemos dizer que não é impossível. Por isso, temos para você alguns hábitos para ter um envelhecimento saudável e próspero.

Neste sentido, uma pesquisa do SPC Brasil apontou que cerca de 82% dos brasileiros não estão preparados para a aposentadoria. Tudo bem que envelhecer vai muito, além disso, mas, será que os brasileiros também estão preparados para envelhecer com saúde? Ou até mesmo com hábitos mais prósperos e felizes?

Dessa forma, a expectativa de vídeo do brasileiro é de 75 anos, segundo dados do IBGE. Portanto, podemos dizer que é uma longa vida, e que pode ser estendida caso algumas mudanças sejam feitas. Por isso, separamos para você 5 hábitos para ter um envelhecimento saudável e próspero. Confira:

5 hábitos para ter um envelhecimento saudável

Primeiramente, quem nunca ouviu os pais ou avós falando que desejam uma velhice saudável? Parece curioso, mas uma hora é nós mesmos teremos que planejar esse momento. Por isso, para uma vida mais longa, temos 5 hábitos para ter um envelhecimento saudável. Confira:

Tenha uma boa alimentação

Muito além de uma velhice saudável, ter uma boa alimentação é um fator para ter uma vida melhor. Neste sentido, para que você não colha problemas por uma alimentação inadequada na velhice, planeje uma alimentação mais equilibrada e rica em proteínas, fibras e minerais.

Além disso, o excesso de sal e açúcar pode ser um problema para o seu envelhecimento. Isso porque algumas doenças associadas ao consumo excessivo podem surgir, e não há nada melhor do que chegar na velhice com doenças como colesterol alto, ou hipertensão, por exemplo.

Dessa forma, ao ter uma boa alimentação durante a vida, estamos assegurados de ter uma boa capacidade física quanto estivermos na melhor idade. Nossa forma de comer vai muito além das consequências que vemos hoje, pois alguns hábitos só poderão ter suas consequências vistas daqui a alguns anos.

Vá ao médico regularmente

Muitos acreditam que pessoas idosas devem fazer exames constantemente. Podemos dizer que é uma boa escolha, mas, você sabia que fazer exames regularmente é essencial para a rotina de qualquer pessoa? Pois é, se você deseja adotar hábitos para ter um envelhecimento saudável, essa prática é perfeita para isso.

Neste sentido, além de prevenir muitos problemas, fazer exames de rotina podem identificar algumas doenças em estágio inicial, o que faz o tratamento ser adequado para não se agravarem com o tempo. Inclusive, a partir dos 40 anos, já é possível fazer um plano de envelhecimento saudável com um geriatra.

Inclusive, muitas pessoas acreditam que estão “muito novas” para começar esse tipo de plano. Mas, saiba que quanto antes você começar a planejar o seu envelhecimento, mais fácil será para ter uma velhice feliz. Isso porque a qualidade do nosso futuro começa a partir do dia de hoje.

Durma bem

Você sabia que dormir mal aumenta o nível de hormônios de estresse no corpo, o que resulta no envelhecimento da nossa pele? Agora, some isso ao processo natural de envelhecimento, você acha que terá uma boa aparência quando estiver na terceira idade? É claro que não!

Para ter uma velhice saudável, um dos pilares é dormir bem. Geralmente, é recomendado uma noite de sono entre 7 e 8 horas, para evitar que a ausência de sono afete o meu metabolismo, que costuma acelerar o declínio cognitivo quando estamos acostumados a dormir pouco.

Inclusive, não pense que dormir mal é ruim somente para a sua aparência. Quando temos hábitos de sono ruins, nossa percepção sobre as coisas fica confusa com o passar do tempo, somado a problemas que são desenvolvidos com o passar dos anos. Especialistas apontam que dormir pouco faz o nosso cérebro envelhecer 7 anos mais rápido.

Por isso, se você é aquele tipo de pessoa que não dorme bem, busque evitar de usar aparelhos eletrônicos antes de dormir e não coma alimentos pesados antes de se deitar. Caso você esteja mal-acostumado com as suas noites de sono, temos algumas dicas incríveis de como isso pode mudar.

Pratique atividades físicas

Primeiramente, podemos dizer que a prática de atividades físicas é benéfica para pessoas de qualquer idade, e isso não é dúvida para ninguém. Isso porque esse hábito é extremamente benéfico para a nossa saúde, por produzir endorfina, que melhora o nosso humor e retarda o aparecimento de algumas doenças, como depressão e transtorno de ansiedade.

Além disso, as atividades oferecem outros benefícios, como o retardamento do envelhecimento, especialmente da pele, além de prevenir algumas doenças comuns na terceira idade, como a osteoporose e outras doenças relacionadas aos ligamentos e ossos.

Para isso, não é necessário que você encare um grande quadro de exercícios. Práticas simples como caminhar 20 minutos diários, ou até mesmo fazer alguns exercícios dentro de casa, já é o suficiente para movimentar o seu corpo e garantir um envelhecimento mais saudável, principalmente por fortalecer os músculos e trabalhar a nossa parte aeróbica.

Outra dica super interessante é a adoção da yoga como uma forma de se exercitar. Diferente de outros tipos de exercícios, ela pode ser feita em casa, com a ajuda de um pequeno tapete. Além de trabalhar nosso corpo, ela auxilia no auxílio de dores e consegue até mesmo elevar a nossa autoestima.

Tome todas as vacinas necessárias

Em um mundo de pós-pandemia, tomar todas as vacinas necessárias são um dos melhores hábitos para ter um envelhecimento saudável. Isso porque elas garantem a estabilidade da nossa saúde contra diversos invasores, que eventualmente são causadores de grande doenças na velhice.

Por isso, tenha em mente que manter as vacinas em dia é um passo fundamental para garantir um envelhecimento saudável. Neste sentido, é possível tomar essas vacinas nos postos de saúde mais próximos, de forma gratuita. Logo, é melhor prevenir do que remediar!

Por fim, podemos dizer que estes hábitos para ter um envelhecimento saudável é somente uma parte de todo o processo. Mas, não se esqueça de uma coisa: para ter uma velhice saudável devemos começar a trabalhar nisso agora, sem deixar para depois, pois isso pode ser tarde demais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.