Início » 7 hábitos para passar em provas e concursos
hábitos para passar em provas

7 hábitos para passar em provas e concursos

Atualmente, uma grande meta para muitas pessoas é desenvolver os estudos para a aprovação no famoso concurso público. Provavelmente, essa busca é motivada pela estabilidade que a carreira pública oferece. Por isso, trouxemos-te alguns hábitos para passar em provas e concursos públicos.

Basicamente, podemos definir o hábito como uma rotina de comportamento. Embora muitas pessoas acreditem que mudar os próprios hábitos é impossível, podemos dizer que isso é uma grande mentira. Afinal, não sabemos com eles e os que desenvolvemos podemos excluir da nossa rotina.

Sendo assim, bons hábitos geram bons resultados e no mundo concurseiro não poderia ser diferente. Então, se você deseja a carreira pública — ou mesmo ter sucesso em qualquer prova que realizar — confira 7 hábitos para passar em provas e concursos.

Descubra os 7 hábitos para passar em provas e concursos

Como mencionamos, os hábitos podem determinar o sucesso ou o fracasso das nossas tentativas. Por isso, pouco adiantará você se matar de estudar se não desenvovler uma rotina saudável. Entre os hábitos para passar em provas e concursos, podemos citar:

Estude eficientemente

Pense comigo: como alguém pode ser aprovado em um concurso se não criou o hábito de estudar? Parece óbvio, mas o primeiro passo para a sua aprovação é estudar. Isso porque a dedicação deve ir além de somente acreditar que é possível passar em provas e concursos.

Além disso, nós sabemos que os concursos públicos são bastante concorridos. Por isso, busque algum método de estudo poderoso. Isso inclui vídeo-aulas, rodízio de estudos, material atualizado, orientações, revisões, simulados e análise de editais e provas anteriores.

Inclusive, para desenvolver o seu hábito de estudar, não se cobre demais. Por exemplo, comece estudando cerca de 10 minutos diários. Após isso, aumente o tempo em 5 minutos. Parece simples, mas não iremos criar o hábito de estudar 4 horas diárias de um dia para o outro.  Por isso, comece a estudar para as provas o quanto antes.

Busque focar nos estudos

Vamos combinar, o que não faltam são distrações para nos impedir de estudar, não é mesmo? Neste sentido, quando você começar a sua rotina de estudos, tente ignorar distrações cotidianas, especialmente o seu celular. Isso porque pouco adianta começar a estudar sem foco, porque você não vai absorver bem o conhecimento.

Por isso, reserve um tempo para si mesmo durante o dia. Converse com seus familiares e amigos e diga o quando você está focado na sua aprovação. Dessa maneira, além de tomar um tempo para si, você ainda consegue desenvolver corretamente o hábito de estudar.

Outra dica fundamental neste processo é não procrastinar. É claro que nem sempre temos todo o tempo do mundo, mas deixar de estudar para fazer uma atividade que não é urgente não ajuda em nada. Por isso, saiba que o foco é o elemento principal para se dar bem em qualquer prova.

Tenha uma mentalidade positiva

Um dos melhores hábitos para passar em provas e concursos é ter uma mentalidade positiva sobre isso. Me conte, você costuma sentir ansiedade antes de fazer uma prova? Bem, nervosismo é comum, mas não deixe esse tipo de sentimento impedir o seu sucesso nas provas.

Dessa forma, quando estiver focado nos seus estudos, planeje com eficiência um cronograma para alcançar o sucesso. Isso inclui planejar toda a sua rotina e até mesmo o dia da prova, mas, lembre-se que tudo isso deve estar acompanhado de um sentimento positivo e harmônico.

Poucos sabem, mas a energia positiva é responsável por 30% das aprovações em concursos. Por isso, tenha em mente que você pode falhar, mas não deixe a sua ansiedade te impedir de estudar corretamente. Caso queira, você pode treinar a sua mente para ter pensamentos positivos. Vale muito a pena!

Escolha um bom material didático e use a seu favor

Atualmente, o que não falta é material para concursos na internet. Embora essa praticidade ajude a ter mais conhecimento, saiba que não saber escolher o material é pessoal para os seus estudos. Isso porque você fica diante de muita informação, e acaba não absorvendo nada.

Neste sentido, caso seja um concurso de conhecimentos específicos, busque livros e apostilas atualizados, e concentre a sua energia somente neles. Assim, além de absorver um bom conhecimento, você não distrai a sua mente com informações vagas. Aliás, essa dica também vale para vídeos e questionários.

Inclusive, os áudios são uma boa maneira para estudar. Além de fichar e usar os subtítulos dos livros ao seu favor, crie pequenos áudios com anotações. Assim, fica mais fácil memorizar assuntos complexos, pois o nosso cérebro está melhor familiarizado com a repetição. Logo, o áudio é perfeito para isso!

Não force os seus estudos

De modo geral, muitas pessoas acreditam que estudar muito resulta sempre na aprovação. Mas, o que poucos dizem, é que estudar de forma inconsequente pode ser uma barreira para o seu sucesso. Isso porque a ideia de estudar longas horas foi difundida na nossa sociedade como sinônimo de esforço, mas não é bem por aí.

Para uma melhor absorção de conhecimento, sempre tire algumas pausas durante os seus estudos. Faça com múltiplos de 5, geralmente 5 minutos a cada hora estudar. Neste tempo, saia um pouco e descanse, isso vai te ajudar a ter mais fôlego para estudar o que falta.

Aliás, outra dica fundamental é escolher um bom horário para estudar. Por exemplo, você se sente mais disposto durante a manhã? Então, comece a sua rotina de estudos neste horário. Dessa maneira, além de poder se concentrar melhor, você não se sentirá cansado durante a sua rotina de estudos.

Não estude de madrugada

Tudo bem. Sabemos que muitas pessoas não possuem o dia livre para estudar, o que torna os estudos na madrugada obrigatórios. Mas, caso você tenha boa parte do dia livre, evite estudar de madrugada. Este é um dos hábitos para passar em provas e concursos que poucas pessoas comentam.

Basicamente, estudar de madrugada muda toda a nossa rotina, deixando o nosso corpo mais cansado. Além disso, ao gastar tanto energia neste período, você ficará sem disposição para o restante do dia. Ou seja, será mesmo que estamos gastando o nosso tempo produtivamente?

Finalmente, caso você tenha disponibilidade, considere se realmente vale a pena estudar de madrugada. Afinal, este hábito modifica a nossa rotina, tornando a nossa mente mais desperta durante esse período. Ou seja, vai além dos estudos, é algo que — eventualmente — pode ser difícil de reverter.

Não estude em cima da hora

Faltam dois dias para a prova do concurso. O que você deve fazer? Revisar todos os livros? É claro que não! Para ter sucesso, é necessário evitar surpresas, e tentar estudar o que não deu certo em cima da hora não te ajudará em nada. Inclusive, é possível que isso afete todo o pensamento positivo que você construiu.

Dessa forma, quando o dia da prova se aproximar, procure conhecer o local onde ela será aplicada, confira se o seu carro tem combustível o suficiente, trace uma rota para fugir do trânsito, arrume a sua mochila com todos os itens necessários para o dia, entre outras coisas.

Posteriormente, no dia anterior à prova, evite estudar qualquer coisa que seja. Apenas busque ter uma noite de sono tranquila, assim você não alimenta a sua ansiedade. Afinal, pouco adianta tentar recuperar o tempo perdido de estudo algumas horas antes da prova, não é mesmo?

Por fim, podemos dizer que estes hábitos para passar em provas e concursos consistem em uma parte do processo de aprovação. Por isso, sempre busque adotar hábitos saudáveis, especialmente o de criar um cronograma para estudar e fazer outras atividades sem estresse. Você vai descobrir como vale a pena!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.