Início » 6 hábitos para desenvolver a espiritualidade e se aproximar de Deus
hábitos para desenvolver a espiritualidade

6 hábitos para desenvolver a espiritualidade e se aproximar de Deus

Há muito tempo, sabemos como cultivar a nossa espiritualidade é um dos pilares de uma vida mais feliz e plena. Embora seja um processo constante, sabemos também que temos força o suficiente para isso. Neste sentido, separamos para você alguns hábitos para desenvolver a espiritualidade e se aproximar de Deus.

Basicamente, é comum que nos apeguemos a nossa fé nos momentos mais difíceis. Isso nem de longe é um problema, afinal, diversos estudos apontam a importância da fé para a cura – seja física ou espiritual. Portanto, por que não aperfeiçoar essa conexão para ter uma vida melhor?

Dessa forma, algumas atitudes são essenciais para ter uma vida mais tranquila e poder nos conectar com a nossa espiritualidade. Isso porque todo mundo tem espiritualidade e conexão com Deus, mas, muitas vezes não sabem como aprimorá-la. Por isso, temos 6 hábitos para desenvolver a espiritualidade e se aproximar de Deus. Confira:

Conheça 6 hábitos para desenvolver a espiritualidade e se aproximar de Deus

Atualmente, buscar uma vida saudável por meio da alimentação adequada e dos bons hábitos não é o suficiente para uma vida plena. Por isso, estes hábitos para desenvolver a espiritualidade e se aproximar de Deus são fundamentais para ter uma vida mais próspera. Confira abaixo:

Entenda o seu papel no mundo

Basicamente, o primeiro passo para encontrar o seu lugar no mundo é um reflexo da espiritualidade. Isso porque durante esta reflexão, você identifica quais são os valores importantes para a sua vida e, geralmente, eles são responsáveis por mostrar quais virtudes e atitudes você pratica no seu dia a dia.

Neste sentido, conhecer o nosso papel no mundo é um dos melhores hábitos para desenvolver a espiritualidade e se aproximar de Deus. Isso porque conseguiremos entender o nosso propósito nesta terra, enquanto vivemos de forma tranquila a missão que nos é dada. 

Tenha gratidão

De modo geral, o debate sobre gratidão ganhou força no mundo moderno. Nos últimos anos, muitas pessoas levantaram a questão sobre ser grato. Embora a maioria concorde o quanto isso é importante, será mesmo que temos gratidão dentro de nós, ou a utilizamos da maneira correta?

Portanto, tenha em mente que milhares de bênçãos ocorrem em nossas vidas diariamente. Por isso, até mesmo em alguns momentos difíceis, que sempre sabemos que passam, temos que ser gratos pela missão que temos e pela vida que levamos. 

Inclusive, ao sermos gratos, nós sempre iremos olhar com carinho aquilo que temos, desviando o nosso olhar perante o que ainda não conquistamos. Sendo assim, além de sentir paz interior, desenvolvemos a nossa espiritualidade e nos aproximamos de Deus a cada dia que passa.

Pratique o perdão

Uma das lições mais bonitas deixadas por Jesus é sobre o perdão. Em geral, sabemos como pode ser doloroso o processo de perdoar, mas, por outro lado, temos em mente que não perdoar cria um sentimento devastador dentro de nós, que nos impede de evoluir e nos deixa presos em um ciclo sem fim.

Por isso, ao perdoar o outro, nós estamos perdoando a nós mesmos, e não há nada melhor do que ter a consciência tranquila. Dessa forma, além de ter uma vida plena, adotamos um dos melhores hábitos para desenvolver a espiritualidade e se aproximar de Deus.

Adote a Meditação

Poucos sabem, mas uma boa maneira de desenvolver a nossa espiritualidade é através da meditação. Em geral, existem muitas formas de desenvolver a meditação, pois você está encontrando um espaço silencioso dentro de você mesmo, em um processo que nos ajuda de diversas formas.

Neste sentido, as técnicas de meditação são bem específicas, nos auxiliando a aquietar a nossa mente. Isso porque, ao fazer isso, você deposita a sua energia nessa atividade, o que concentra sua mente em algo produtivo, que limpa a nossa percepção sobre o mundo e nós mesmos.

Atualmente, as diversas práticas de meditação podem ser feitas em qualquer lugar. Por isso, você não precisa de um curso ou algo do tipo para sentir os efeitos positivos que ela tem. Caso seja iniciante, temos uma série de exercícios incríveis para você sentir os benefícios da meditação na sua vida.

Busque cuidar do seu corpo

Muito além de fatores externos, um dos melhores hábitos para desenvolver a espiritualidade e se aproximar de Deus é cuidar do nosso corpo. Afinal, quem nunca ouviu dizer que somos o reflexo de Deus? Além do nosso corpo ser o templo da nossa alma, é a partir dele que não estamos conectados com a nossa espiritualidade.

Portanto, para ter contato com algo maior, sempre cuide do seu corpo de forma correta. Exercícios, atividades que nos impulsionam, tratamentos simples que nos ajudam a se sentir melhor, atividades físicas de todos os tipos, tudo isso nos ajuda a melhorar a nossa saúde, logo, a nossa espiritualidade também está sendo desenvolvida.

Dialogue com Deus

Por fim, devemos dizer que uma das bases da nossa espiritualidade é a conexão com Deus. Logo, qual seria a melhor maneira de desenvolver essa relação? Isso mesmo, desenvolver o nosso amor, especialmente por nós mesmo, e confiar fielmente na sua presença e ação.

Além disso, uma outra maneira de desenvolver a nossa conexão com Deus é a confiança. Assim, essa grande virtude é feita através do nosso diálogo, pois Deus sempre escuta o que temos a dizer, mesmo que não tenhamos colocado nenhuma palavra para fora.

Neste sentido, precisamos dialogar com Deus sempre que possível. Não somente em momentos de aflição, mas devemos fazer isso cotidianamente, pois é assim que nós sentimentos em paz e mais perto da sua benção e glória. Portanto, nada melhor do que reservar uma parte do dia para ter um diálogo com Deus.

Inclusive, é importante ressaltar que a nossa conexão com Deus é um processo contínuo, que não deve ser abandonado. Portanto, além de nos comunicarmos com ele, devemos ter atitudes que nos aproximem da sua presença, sempre focando na nossa meta de construção, como pequenos passos até chegar na felicidade plena.

Finalmente, podemos dizer que estes hábitos para desenvolver a espiritualidade e se aproximar de Deus é apenas uma parte do processo para ter uma vida plena. Por isso, busque sempre trabalhar a sua espiritualidade da melhor maneira possível, pois assim você está cada vez mais perto da presença de Deus.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.