Início » 5 habilidades que todo recrutador busca em um profissional 
Habilidades que todo recrutador busca em um profissional

5 habilidades que todo recrutador busca em um profissional 

Infelizmente conseguir um trabalho atualmente não é uma tarefa muito fácil, pois cada dia mais o mercado exige mais habilidades que todo recrutador busca em um profissional e somente formação escolar e experiência profissional não garantem mais uma boa vaga. 

Contudo, existem algumas habilidades que todos os empregadores e consecutivamente os recrutadores buscam nos candidatos, e isso pode te deixar na frente dos seus concorrentes no momento de ser escolhido ou não para o cargo. 

A boa notícia é que a maioria dessas habilidades são treináveis, e por isso você pode se adaptar e desenvolvê-las no seu dia a dia, seja através de cursos, aulas ou outras atividades. 

Habilidades que todo recrutador busca em um profissional: Boa Comunicação 

A boa comunicação é primordial em qualquer trabalho que você escolher, seja ele característico de um atendimento ao público ou até mesmo no backstage, pois você precisará conversar com sua equipe de trabalho.  

Sendo assim, os recrutadores buscam candidatos que saibam falar muito bem, escrevam com domínio do idioma e que saibam se expressar bem exageros ou excesso de timidez. 

Porém se você não foi abençoado com esse dom, essa característica pode ser desenvolvida com o tempo seja através de treino, repetindo diversas vezes sua carta de apresentação, simulando sua entrevista ou até mesmo de uma forma geral em sua vida participando de teatros, clubes do livro ou até mesmo grupos de debate. 

Capacidade de resolver problemas

Os recrutadores acreditam que exista três tipos de pessoas que possuem capacidade de resolver problemas ou não, podendo ser a pessoa que traz problema  para cada argumento, a pessoa que resolve o problema dentro do prazo e fazendo somente o que foi pedido ou a terceira, a pessoa que resolve o problema sendo fora da curva, antes de lhe pedirem. 

A melhor opção é a terceira pessoa, pois ela demonstra proatividade, porém se você já for a segunda passará na frente de muitos adversários, pois a grande maioria somente gosta de apontar defeitos em tudo e não em resolvê-los e saber corrigir os problemas de uma empresa é muito importante. 

Para estar preparado no momento da entrevista um conselho é você estudar bastante sobre a empresa e até mesmo tentar identificar um problema no serviço dos mesmo, quais você acredita que poderá contribuir na melhoria e como isso impactaria positivamente. Neste momento você já demonstra ao recrutador o porquê você é uma boa escolha de contratação. 

Organização e Planejamento

Embora vivemos em um mundo onde a tecnologia nos trouxe facilidade em conteúdo de organização e planejamento, mas principalmente em aprendizado, existem alguns pontos negativos por consequência da mesma, como a falta de foco e a sensação de ansiedade. 

Atualmente queremos saber quais são as notícias que estão em nosso Instagram, o que ocorrerá no próximo episódio da série que está assistindo ou até mesmo com quem irá sair esta noite. Esse excesso de informações e necessidades acabam diminuindo o foco dos funcionários. 

Por isso, se você tem foco na hora de trabalhar, bons métodos de se manter organizada e entregar suas tarefas conforme os prazos, essa será uma habilidade muito bem exposta ao recrutador, pois planejamento não só ajudam o desenvolvimento do trabalho como no crescimento da empresa.  

Respeito pela diversidade

Qualquer empresa que você busque trabalhar estará composta por diversos tipos de pessoas, como gostos diferentes, culturas, gêneros, religiões e opções sexuais. Hoje as empresas prezam pelo respeito pela diversidade. 

Embora antigamente fosse “legal” realizar piadas maldosas desrespeitando colegas, as empresas atualmente possuem uma cultura de aceitação deste tipo de atitude quase nula.

Justamente pelo fato de você entender e respeitar as diferenças, mas principalmente manter um clima positivo dentro da empresa, a equipe de RH terá maior anseio em lhe contratar para a companhia. 

Trabalho em Equipe

Mesmo que você seja uma pessoa mais individualista, trabalhar em equipe sempre vai está dentro das suas atividades, pois nenhuma empresa consegue evoluir com apenas um funcionário. 

Esse tipo de trabalho é muito valorizado pelos recrutadores e pelas empresas que buscam um novo colaborador. Além disso, muitas empresas incluíram em seus processos seletivos dinâmicas em grupo para ver sua interação com outros participantes. 

O primeiro passo é ter uma boa comunicação, tratar com respeito e muito profissionalismo e em seguida desenvolver projetos respeitando a opinião do outro e sempre oferecendo ideias com respeito a todos. 

Leia mais: Currículo profissional: Competências, habilidades e modelos

Habilidades que todo recrutador busca em um profissional

Conforme podemos perceber, todas as habilidades mencionadas acima podem ser facilmente treinadas e desenvolvidas ao longo do tempo para que assim você tenha maiores chances em seu processo seletivo. 

Obviamente é impossível que você seja bom em todas essas habilidades, por isso veja quais são mais próximas dos seus pontos fortes e use ao seu favor no momento das entrevistas. 

Se você for melhor em planejamento, foque em se aperfeiçoar ainda mais nesta área, porém se for melhor em comunicação, desenvolva um retórica ainda mais forte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.