Início » Os 5 erros mais cometidos pelos candidatos em processos seletivos
erros mais cometidos pelos candidatos em processos seletivos

Os 5 erros mais cometidos pelos candidatos em processos seletivos

É comum que muitos profissionais busquem formas de ter sucesso em suas entrevistas de emprego, mas quando estas não são bem sucedidas, a maioria não para e pensa o que ocorreu para não ter sido aprovado e como usar os erros mais cometidos pelos candidatos em processos seletivos.

Na grande maioria das vezes, o retorno da empresa ocorre de forma genérica, sem dar a oportunidade de entender qual ponto deveria evoluir para um sucesso em uma nova oportunidade. Então ainda fica evasiva os erros mais cometidos pelos candidatos em processos seletivos.

Porém, como quero ver cada vez mais pessoas bem sucedidas ao longo do tempo, mostrarei alguns pontos que devem ser evitados durante o processo, para garantir maior êxito no momento da contração. 

Mentir no Currículo

Os recrutadores possuem diversos contatos com outros recrutadores e até mesmo sistemas vinculados com a carteira de trabalho para checagem de dados dos funcionários. 

Mentir qualquer informação, seja ela acadêmica, o seu domínio de um idioma ou até mesmo dos cargos ocupados anteriormente, podem prejudicar a entrevista na mesma hora, sem ao menos considerar outras informações.

Inevitavelmente a verdade acaba aparecendo. Algumas pesquisas apontam que funcionários mentem sobre seu nível de inglês e no momento da entrevista eles começaram a conversar no idioma em questão com o candidato, porém muitos não estão aptos ao descrito no currículo. 

Erros de português

Esse fator é relevante em diversas partes do seu processo seletivo, como no e-mail com o envio do seu currículo e sua proposta, em suas conversas futuras para pontuais dúvidas, mas principalmente na escrita do próprio currículo. 

As empresas costumam solicitar a escrita de uma redação simples para cargos que demandam alto domínio da escrita, como advogados, administradores, líderes ou cargos como escritores. 

Falhar nesta prova pode comprometer o seu processo. Não há qualquer necessidade em usar palavras difíceis e incomuns, o básico ele sempre funciona, desde que feito de forma correta. 

Falta de Conhecimento sobre a empresa 

A equipe de RH considera esse um dos piores erros que um candidato pode cometer, pois eles buscam pessoas que queiram de fato trabalhar com aquela empresa e que se identifiquem com o projeto. 

Muitos deles perguntam aos candidatos o que chamou sua atenção na vaga e na empresa e a maioria não sabe a história, o que a empresa faz direito ou pelo que ela almeja no futuro e a falta de entusiasmo pode deixar um candidato realmente interessado na sua frente, mesmo suas competências sendo melhores. 

Além disso, é importante que os seus motivos não sejam apenas de crescimento próprio, mas sim para um propósito maior. Um bom exemplo era a Uber no seu começo, qual ela lutava contra o monopólio no meio de transporte. Almejar participar de um projeto como esse é uma causa verdadeira.

Não saber ouvir 

Embora pareça algo difícil de acontecer, afinal em uma entrevista prestamos atenção em cada detalhe, ocorre de estarmos tão nervosos que nem ao menos entendemos a pergunta feita. 

O candidato é eliminado nesses casos, pois demonstra um discurso extremamente decorado e genérico. Quando se depara com um cenário diferente, não consegue realizar uma adaptação clara para o que está sendo questionado. 

Além disso, existem alguns casos onde os candidatos estão sempre interrompendo os entrevistadores. Lembre-se que existe momento de falar e de ouvir, pois são trocas de experiência e é necessária uma conexão. 

Falta de disponibilidade

Muitos querem participar dos processos, mas ainda estão em outros empregos ou simplesmente demonstram dificuldades nas etapas do recrutamento devido ao horário, ou até mesmo a localização. 

A empresa possui muitas pessoas para entrevistas e encontrar um horário na agenda para falar com você é algo desafiador, e que geralmente não irá ser feito de novo caso a primeira não dê certo, pois eles contrataram os que compareceram sem problemas. 

Inevitavelmente as empresas conseguem medir o nível de interesse do candidato a vaga, pois se ele mesmo causa dificuldade para a entrevista significa que não está tão disposto e comprometido com aquela oportunidade, por isso não há motivos para a empresa cortejá-lo.  

Leia mais: 5 habilidades que todo recrutador busca em um profissional 

Erros mais cometidos pelos candidatos em processos seletivos

Contudo, é possível perceber que a maioria dos erros está ligado a falta de objetividade e até mesmo a desinteresse do possível funcionário, como nos casos onde o recrutador abre para perguntas e não recebe nenhuma, isso demonstra desinteresse, entretanto você pode realizar uma ótima pergunta e se mostrar inteligente para aquele cargo. 

Todavia, tente causar boa impressão ao recrutador e principalmente criar um vínculo de como fossem amigos, pois as qualificações contam bastante, mas a aprovação de personalidade conta muito dentro de uma empresa. 

Caso vocês tenham uma conversa interessante, com boas perguntas, sem mentiras e com objetividade em conseguir se desligar de tudo e focar apenas naquela vaga, tenho certeza que terá sucesso em diversas entrevistas. Boa sorte!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.