Connect with us

Ensino a Distância

Diploma EAD é bem aceito pelo mercado de trabalho?

Published

on

Como você já deve saber, a tecnologia nos permite ter várias mobilidades de estudos, incluindo a conclusão de um diploma universitário. Em outras palavras, o objetivo da graduação através do ensino a distância é muito mais realista hoje. Devido à flexibilidade fornecida por essa abordagem, muitas pessoas escolhem aulas a distância.

No entanto, ainda existem muitas dúvidas sobre a aceitação do mercado de trabalho em relação aos profissionais treinados em educação a distância. A educação tradicional ainda é presencial e muitas pessoas abandonaram a opção de educação a distância porque acreditavam que o diploma da EAD não possuía credibilidade. Mas essa é a maneira correta de pensar?

Devemos abandonar esse tipo de pensamento no passado e usar o mercado para nos tornarmos cada vez mais conscientes do valor dos alunos da EAD?

Por isso, preparamos este artigo para esclarecer de uma vez por todas, que o mercado de trabalho não possui preconceitos com o diploma emitido pelos cursos a distância.

Mudanças no RH

Os profissionais de recursos humanos são responsáveis ​​pelo processo de seleção da empresa, recrutamento e desenvolvimento de carreira e talento. Em outras palavras, eles são um vínculo direto entre a empresa e seus futuros funcionários. Portanto, esses profissionais são os primeiros a perceber mudanças nos cursos e diplomas.

Agora, é comum que os candidatos tenham um diploma de EAD, além disso, o desempenho deles em testes e entrevistas técnicas é equivalente aos que possuem diploma de ensino em sala de aula.

Em forma de dizer, o departamento de recursos humanos e a liderança da empresa foram ajustados, e os profissionais que recebem um diploma EAD e o treinamento neste inovador sistema de ensino estão mais relaxados e dispostos a aceitar.

Estudo continuo e dedicação

Outro fator importante a ser observado no EAD é que, dessa forma, o conteúdo e as informações são mais intensivos e é necessário realizar um treinamento disciplinar, ou seja, o aprendizado geralmente é mais “forçado”. Existem muitos materiais, como leitura, atividades e vídeo-aulas. Além disso, os alunos devem superar a procrastinação e permanecer motivados.

Isso significa que o conteúdo não é inferior ao conteúdo apresentado na sala de aula. Os alunos da EAD obtêm muitas informações através de diferentes mídias e plataformas, o que enriquece seu aprendizado.

Além do mais, os estudantes com diplomas da EAD são amplamente elogiados na empresa e no mercado de trabalho por sua dedicação e senso de responsabilidade. Devido à necessidade de aprender à distância, esses são recursos essenciais!

Em relação as aulas Práticas 

Este é um problema recorrente. Afinal, tanto o ensino presencial como o ensino à distância exigem experiência prática. E em certos cursos obrigatórios, como enfermagem, rádio e televisão, algumas opções de cursos a distância ainda não são viáveis. Mas quem sabe no futuro?

No entanto, cursos de laboratório são necessários em outros campos. O curso não exige muita prática, apenas um estágio em uma empresa real. Em outras palavras, já é um hábito ter um diploma EAD e confirmar o tempo de estágio da empresa.

Portanto, lembre-se de que, para os cursos de saúde e engenharia, essa política é aplicada de maneira diferente, pois em praticamente todas as disciplinas, os cursos precisam ser realizados a cada hora no laboratório de prática.

Algumas instituições oferecem uma forma de cursos práticos em centros presenciais. Antes de escolher um curso, verifique as opções e formatos disponíveis.

Avaliação do e certificado do MEC

Antes de iniciar qualquer curso, independentemente da distância, verifique se ele atende a todos os requisitos de avaliação do MEC. O Ministério da Educação é uma agência do governo federal, responsável pela supervisão das instituições e da educação do estado.

Portanto, faculdades, graduados e centros universitários bem avaliados demonstraram plenamente que esses cursos e ensinamentos são conforme exigido pelo MEC ou superior. Portanto, isso vai acontecer com a empresa.

Eles avaliam se o seu diploma EAD é emitido por uma instituição mais exigente e se possui as notas necessárias. Em outras palavras, se você confiar apenas nele e seu diploma for o UNASP, você será contratado porque somos 5 estrelas, que é a pontuação mais alta dada pelo MEC!

Mas agora, sem medo de aula EAD, certo!?

Vale lembrar que os cursos a distância possibilitam que mais pessoas obtenham diplomas e iniciem suas carreiras, que não puderam frequentar a universidade ou a pós-graduação até recentemente.

Sabendo que o mercado não tem mais esse preconceito em relação à educação a distância, como você inicia um curso dessa maneira? Se você trabalha, viaja muito e tem filhos ou outros empregos, essa é a escolha certa para você!

Para receber as notícias do nosso site, assine a newsletter cadastrando seu e-mail. Diariamente, colocamos as principais notícias sobre o assunto, a fim de deixar você bem informado.

Veja também:

Como fazer um vestibular online

Saiba mais sobre o aplicativo de Seguro Desemprego

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.