Connect with us

Concursos

Diferença entre processo seletivo e concurso – Entenda em detalhes

Published

on

Para aqueles que tem dúvidas em distinguir a diferença entre um processo seletivo e um concurso saiba que está no artigo certo.

Portanto logo abaixo iremos explicar delicadamente qual é a diferença entre esses dois cenários que não são tão distintos e também mostrar quais os motivos e ocasiões o setor público demonstra algumas vagas para concurso e em outras para processo seletivo.

O que é um concurso?

Primeiramente é necessário entender que o concurso público é uma maneira que o estado brasileiro conseguiu intervir para encontrar os candidatos certos e preencher alguns cargos públicos. Trazendo então todas as pessoas mais preparadas de maneira justa para esses possíveis cargos.

Onde essa modalidade no serviço público já está prevista na Constituição Federal e também em algumas leis complementares.

Dessa forma todo concurso público é feito de forma obrigatória uma prova escrita, podendo ser tanto dissertá ativa como objetivo. Além do mais essas provas práticas com avaliações de títulos exigem testes físicos que podem ser realizados mesmo que não sejam obrigatórios.

Então essa prova escrita funciona como a base de todo concurso que dar oportunidade de forma igual para todos os candidatos que estiverem bem preparados

Você com certeza já se ouviu ou já ouviu alguém falar sobre a estabilidade de quem consegue passar nesses concursos públicos mas é necessário que ela seja adquirida de forma justa, você sabe como?

Todos sabem que o estado funciona de maneira correta com os melhores servidores, aonde se encontra muitos transtornos que acaba que o serviço público funcione da melhor forma possível.

Logo que com as melhorias não são correto que todo ano ou período de tempo trocasse todo mundo. Isso causaria grandes confusões e também um período de adaptação das novas pessoas fazendo com que todo o serviço não funcione da forma que deveria prejudicando toda a população.

Portanto é preciso que tenha uma instabilidade entre os servidores e que essa renovação de pessoas seja feita mas de forma pequena para não atrapalhar o andamento de todo um processo que já está feito. Entretanto após os concursados passar na prova ele precisa conquistar esta instabilidade dentre o servidor.

Onde o candidato que é aprovado vai passar por uma avaliação de ações, que é chamado de estágio probatório. Então durante esse tempo de 36 meses o candidato consegue passar por uma análise por seus superiores e até mesmo responsáveis.

Caso o candidato não consiga passar nesta avaliação ele pode ser mandado embora mas em todo caso a grande maioria só acontece quando o servidor não segue as regras do órgão ou também não consegue fazer o trabalho com qualidade.

Entretanto se tudo der certo o candidato pode ser efetivado ganhando uma estabilidade e só será mandado embora se eu correr uma falta grave com consequências de demissão por justa causa.

O que é processo seletivo?

Vamos por partes. Entenda que o processo seletivo é uma administração de qualquer órgão público ou qualquer outra instituição mais complexa que precise de grandes responsabilidades. Onde a grande maioria tem diversas demandas de serviço por parte da população é necessária uma quantidade de pessoas que trabalham dentro.

Então nesses casos que ocorre uma grande necessidade é que se entrar um processo seletivo. Isso se faz com modelo de contratação que precisa atingir todas as necessidades que são na grande maioria muito urgentes.

Fazendo com que todos os concursados, passe por uma avaliação que na maioria das vezes não é suficiente para realizar todo o serviço naquele momento de urgência. Muito diferente do concurso público processos, seletivo não exige um estágio probatório para quem passar no mesmo.

Onde o contrato do aprovado fica entre seis a 12 meses com prazo de dois anos em casos mais específicos. Portanto quando esse prazo encerrado o candidato não é exigido de nenhuma forma com vínculo no órgão público. Além do mais esse contrato é feito através do processo seletivo pode ser desligado antes mesmo do contrato fazer 12 meses.

O que pode acontecer é que o setor público vejo uma possível demanda maior do que necessária e quando receber que todos os serviços das pessoas não são mais necessários esse contrato encerrado. Esse processo seletivo pode ser feito através de uma prova, alguma análise de título ou até mesmo entrevista.

Dependendo da urgência da empresa a forma mais rápida que existir é aqui o candidato fará.

Chamada Pública:

Além disso o processo seletivo exige outros tipos de certame que são chamados de chamada pública. Onde administração consegue abrir um edital para chamar todos os candidatos interessados para ocupar determinado cargo com urgência e de forma temporária.

Visto que a seleção desses inscritos é feita de forma rápida. Assim como no processo seletivo podendo ser feito uma análise, entrevista ou até mesmo ordem de inscrição que é feita através da ordem de comparecimento a convocação.

Algumas pessoas tendem a confundir a chamada pública com o chamamento público que se trata de um procedimento que é feito para selecionar a organização da sociedade civil para começar afirmar parceria com o meio de colaborações ou de fomento.

Diferença entre processo seletivo e concurso — Conclusão:

Em conclusão agora que você sabe a diferença entre processo seletivo e concurso você deve se atentar quando aparecer um novo edital ou até mesmo uma chamada. Onde existem diferenças gritantes entre os dois tipos de processos tendo um tipo de preparação muito mais específica.

Portanto agora que você sabe fazer a separação entre o concurso público e o processo seletivo você deve entender que ambos oferecem uma estabilidade até mesmo aposentadoria. Entretanto o servidor não pode fazer nada de errado neste meio tempo. Além disso o processo seletivo tem uma data para acabar assim como mencionamos acima.

Então se você tem interesse em participar de um desses processos confira os editais que estarão em sua cidade. Fazendo com que você tenha uma preparação melhor para ter exito em qualquer tipo de concurso que participar.

Esse tipo de prova exige muito do candidato, que precisa se preparar com muita antecedência e também cuidado na hora de passar pelo processo.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.