Início » Veja 10 dicas para aprovação em concurso público
dicas para aprovação em concurso público

Veja 10 dicas para aprovação em concurso público

Está pensando em estudar para concurso público? Então está no lugar certo! Neste post vamos dar 10 dicas para aprovação em concurso público. A estabilidade e o salário são itens que chamam a atenção das pessoas na hora da escolha da profissão, porém para chegar à posse é preciso muito esforço, dedicação e horas de estudo.

Dicas para aprovação em concurso público: Às vezes para chegar ao cargo almejado, pode demorar anos de muita preparação. Porém, como tudo na vida, todo o esforço é recompensado. Que tal seguir algumas dicas para encurtar o caminho rumo à vitória? Veja a seguir 10 dicas que poderão te ajudar a alcançar o seu tão sonhado cargo de maneira mais eficiente.

1 – Decida o seu objetivo

Ok, o seu objetivo é passar em um concurso público, mas para qual área? São diversos os tipos de concursos e matérias cobradas, ao escolher qual área deseja trabalhar, ficará mais fácil direcionar quais os conteúdos que você deve estudar. Se você deseja estudar com foco em concursos policiais, deverá estudar português, raciocínio lógico, informática, estatística, e principalmente as matérias de direito, como direito constitucional, administrativo, entre outros.

Caso prefira a área jurídica, o peso das matérias de direito serão maiores que nos concursos policiais. Há também opções de concursos federais, estaduais e municipais, e para inúmeros tipos de área, como para professores, médicos, advogados, auditores, e outros. São diversos os caminhos que você pode traçar, irá depender da área almejada.

2 – Faça um planejamento de estudos

Não espere o edital sair para começar a estudar. A publicação do edital é a reta final. Desse modo, após decidir a área que deseja atuar ao tomar a posse, é importante montar um planejamento de estudos. Para isso organize a sua rotina e separe a quantidade de horas que poderá estudar por dia, 2, 4, 6 ou 8 horas e assim por diante.

3 – Veja quais matérias deve estudar

Em seguida, é importante analisar a banca que provavelmente ficará responsável pela prova que deseja realizar, esse é um ponto importante quando for realizar as questões de concursos passados, pois aprenderá como a banca “pensa”.

Por fim, analise as matérias que provavelmente irão cair na sua prova e qual o peso de cada uma. Agora é só montar o seu plano de estudos dando um foco maior para as matérias que possuem mais importância.

4 – Não se abale se tiver apenas poucas horas por dia para se dedicar

Tem apenas duas ou quatro horas por dia para estudar? Não se preocupe! O importante é manter o foco e a concentração. Não pense que outro candidato possa estar estudando o dobro de horas. Faça a sua parte, se concentre quando estiver no seu tempo de estudos para torná-lo o mais produtivo possível.

5 – Faça questões!

Faça questões! Não importa se está começando agora e se só teve uma hora de aula, separe um tempo para fazer questões. Essa atitude é importante para que você consiga observar o seu nível e saber quais são as suas dificuldades. Além disso, ao realizar questões da banca, acabará aprendendo sobre como ela pensa, e qual didática usa. É como pegar a “malandragem” da banca. Isso deixará as questões mais fáceis no dia da sua prova.

6 – Estude o edital do concurso

Estude o edital, marque as matérias importantes e os conteúdos que possuem mais chance de aparecer em sua prova. Estude os assuntos que estão lá. As questões sairão dos tópicos descritos no edital, nada além disso. Desse modo, não perca tempo estudando algum assunto que não foi informado no edital.

7 – Esqueça os seus concorrentes

Foque no seu planejamento e objetivo e esqueça os seus concorrentes. Não se abale com o número de inscritos no concurso, com a quantidade de visualizações em uma aula de resumo com foco na prova que deseja realiza. Esses números não significam muita coisa. Apenas uma pequena porcentagem está de fato estudando e se dedicando ao máximo. Desse modo, não desanime e foque no seu objetivo.

8 – Tenha um bom material de estudo

Ter acesso a um bom material de estudo é importante para se preparar bem para a prova. Se esforce para assinar um bom curso online, ou faça aulas presenciais em um local que possui representatividade em aprovações. Estude com quem aprova. Agregue o seu conhecimento com aulas gratuitas no YouTube. Desse modo, poderá ter acesso à didática de professores diferentes.

9 – Descanse

Tire um dia da semana para descansar. Assim como manter o foco nos estudos, deixar a mente relaxar irá te ajudar a chegar mais longe. Separe o domingo, o sábado ou algum outro dia para cuidar de si mesmo.

10 – Foco

Por último, mantenha o foco. Não dê ouvidos para pessoas negativas. Apenas estude!

Leia mais: Vale a pena fazer concurso público?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.