Início » Defeitos para entrevista de emprego: Saiba o que responder
Defeitos para entrevista de emprego

Defeitos para entrevista de emprego: Saiba o que responder

Dicas para como responder os seus defeitos para entrevista de emprego. Uma das perguntas mais comuns nas entrevistas de emprego é “Quais são os seus defeitos” e essa é uma questão um pouco complicada de ser respondida sinceramente porque queremos causar uma boa impressão. 

A ideia dos recrutadores é justamente lhe colocar em uma zona desconfortável para ver como você se sai encarando seus defeitos, mas principalmente para certificar de que você se conhece bem. 

Porém é importante você entender que neste momento eles querem saber quais são os seus pontos fracos e não necessariamente algo ruim sobre você como por exemplo, existem pessoas que são melhores em matemática do que em portugues. 

Não existe resposta certa

A verdade é que nesta hora não existe resposta certa ou errada, pois cada pessoa possui os seus pontos fracos e fortes. O importante mesmo é ser honesto e procurar demonstrar como aquilo te atrapalha. 

Entretanto, um fator importante é você apresentar algo que você faça para corrigir esse problema, como dizer que você não é tão comunicativo, porém você faz aula de teatro, ou está participando de um clube do livro para conversar com outras pessoas. 

Primordialmente, tome cuidado com defeitos que não sejam tão negativos assim, somente para tentar causar uma boa impressão, como perfeccionismo ou tenho senso de urgência, pois além de não falarem nada diretamente são muito comuns de serem ditos e intenção é se destacar. 

Se prepare com antecedência para a entrevista

A fim de se sair bem, se prepare com antecedência para a entrevista, é necessário que você alinhe o seu discurso, mas também que já esteja na ponta da linguá quais serão pelo menos os 4 defeitos que você falará.

Lembre-se de falar sobre defeitos que tenham sentido no âmbito profissional, como dificuldades em lidar com prazos, trabalhar sob pressão, liberar projetos ou até mesmo trabalhar em equipe. 

De toda forma, faça uma análise sua em seus últimos empregos e recorde o que sempre causava intriga entre você e os seus colegas de trabalho e caso esse seja o seu primeiro emprego, pense nos trabalhos da escola e faculdade. 

Quais atitudes você pode tomar?

Quais atitudes você pode tomar para corrigir os seus defeitos apresentados. Este é um outro ponto que deve ser treinado e analisado com antecedência em sua casa.

Supondo que você escolha dizer que tem dificuldades em cumprir prazos, neste momento você pode apresentar uma solução, como dizer que adquiriu um curso sobre organização e desta forma está criando até gosto por entregar as coisas com antecedência. 

É muito importante que você saiba resolver os seus problemas, pois isso não é de responsabilidade do seu empregador e sim sua e com isso você pode contar casos que você passou por essa situação e já melhorou, abordando assim sua história. 

Exemplos e Metáforas são bem vindos

Exemplos e metáforas são bem vindos, pois desta forma você poderá contar sobre a sua história e gerar uma conexão com o recrutador e ainda mostrar como está se cuidando para melhor. 

Um bom exemplo seria “Quando estava na faculdade, fiquei com uma DP porque esqueci de entregar o trabalho, porém com o curso que comprei na última atividade ele estava pronto uma semana antes”

Desta forma você demonstrou o seu defeito, fez uma conexão com o recrutador porque 99% de chance dele já ter passado por uma situação parecida e ainda demonstrou que já melhorou. 

O que não dizer ao mencionar defeitos na entrevista de emprego?

Decerto você entendeu como se preparar para a sua entrevista de emprego e como pensar em quais defeitos dizer e como falar para o recrutador, mas tenho certeza que ainda fica alguma dúvida com relação a como ter certeza que não pensei no defeito errado. 

Conforme mencionado acima, é interessante evitar palavras genéricas e que muitas pessoas podem usar como perfeccionismo, sinceridade, ansiedade, pois nada disso é um defeito concreto.

Entendo que você possa sim ser perfeccionista, mas isso é genérico, o que de fato esse perfeccionismo gera? Ele gera atrito entre seus colegas porque você não aceita muito bem o trabalho deles? Seja sempre específico e sincero. 

Leia mais: 5 dicas para se dar bem em um processo seletivo

Conclusão

A entrevista de emprego é algo estressante mesmo que você esteja preparado, pois a maioria de nós não lida muito bem com a pressão e o fato de estar despreparado pode ser o que arruinará a sua entrevista. 

Por isso, estude bastante na sua casa possíveis perguntas sobre a empresa e porquê seria interessante trabalhar nela e quais serão suas respostas. Use o seu tempo ao seu favor. 

Contudo podemos perceber que os fatores mais importantes são o preparo, mas acima de tudo a sinceridade com você mesmo e com o recrutador para um bom processo seletivo. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.