Início » Currículo profissional: Competências, habilidades e modelos
Currículo profissional

Currículo profissional: Competências, habilidades e modelos

É comum que muitas pessoas encontrem dificuldades no momento de criar os seu currículo profissional e não importa se ele será físico ou virtual, ou se você possui um modelo para ser preenchido, o seu currículo é sua primeira impressão diante do seu possível empregador. 

O currículo profissional é a representação do seu perfil profissional, qual irá mostrar todas as suas habilidades, competências, cursos, certificações e competências anteriores para que os possíveis empregadores criem interesse no seu perfil e queiram lhe entrevistar. 

Desta forma, saber se vender e criar um texto inicial com sua história é uma das tarefas mais importantes e apesar de parecer ser fácil falar de nós mesmo, já que ninguém deveria nos conhecer melhor, na verdade é uma tarefa bem desafiadora. 

Quais informações colocar no perfil profissional?

Os recrutadores procuram informações básicas, mas principalmente objetivas em um currículo, pois eles recebem milhares de currículos em um processo seletivo e desta forma é necessário que ele consiga filtrar os candidatos com a primeira impressão e principais informações como o texto de apresentação. 

Os textos de apresentação devem ser curtos e objetivos, com palavras chaves que deixem claro o seu objetivo e em qual área profissional você tem interesse em prestar. 

Sobretudo, destaque suas principais qualidades e todas as suas experiências profissionais mais relevantes como formações, objetivos, conquistas, habilidades e competências, idiomas e sua experiência profissional 

Detalhes são Importantes

Quando for descrever sua formação é interessante que não se esqueça de nenhum detalhe para que assim o empregador saiba o seu grau de conhecimento. Coloque cursos técnicos, graduações, especializações, mestrados, doutorados e cursos de extensão. 

Os objetivos precisam ser um texto curto e direto, mostrando o porquê está vaga é a melhor opção para você e porquê está interessado e deve ser ajustado conforme para cada vaga você está enviando o seu currículo. 

Porém na parte de conquistas, mostre o que você já desenvolveu em outras empresas e o que ajudou elas a conquistar ao longo do tempo, como redução de custos ou aumento em faturamento. 

Experiência Profissional 

A experiência profissional deve ser feita de uma forma sincera, pois os recrutadores irão verificar todas as suas trajetórias e se o seu perfil de experiências condiz com a vaga ofertada. 

Primeiramente traga suas experiências mais atuais e relevantes , qual a ordem deve ser da experiência mais recente para a mais antiga. Além destas informações precisa inserir o nome da empresa, o período em qual trabalhou, qual era seu cargo e uma breve descrição. 

Caso você nunca tenha trabalhado, indique outros tipos de atividades como projetos realizados na escola, faculdade, estágio ou até mesmo serviços profissionais e fique tranquilo, pois muitas empresas gostam de contratar novatos do mercado.  

O que não colocar no perfil profissional?

Embora não pareça importante o fato do que não deve ser colocado em seu currículo, é importante saber quais tipos de erros podem ser cometidos e evitá-los durante esse processo. 

Quando você optar em citar qualidades, tente não ser genérico e utilizar clichês como “sou comunicativo”, pois essas frases são comuns e isso passa a imagem que você apenas copiou e colou um currículo pronto ou até mesmo que não tem criatividade e nem autoconhecimento. 

Mentir não é uma opção, pois informações falsas serão descobertas e isso destruirá todas as suas chances de conseguir esse cargo que almeja. Os recrutadores geralmente se conhecem e conversam entre si.

Faz diferença ter faculdade no currículo?

Contemporaneamente ter uma faculdade não é mais um acessório que lhe embeleza, na verdade trata-se de um requisito obrigatório, pois no Brasil muitas pessoas possuem faculdade e isso acaba não sendo mais um diferencial. 

Nas faculdades privadas a concorrência é um pouco menor, pois existe um obstáculo financeiro, porém como o país oferece muitas opções de instituições gratuitas, mesmo com a concorrência no concurso, isso facilitou e deu acesso a muitas pessoas ao ensino superior. 

Com o avanço tecnológico foi desenvolvido diversas oportunidades de faculdades com ensino a distância e semipresencial, o qual contribuiu com a redução no valor das mensalidades, trazendo maiores oportunidades a todos. Sem contar com as oportunidades de descontos como FIES (para financiamentos) ou o PROUNI que para muitos alunos é concedido com desconto de 100% em todas as mensalidades. 

Leia mais: 5 dicas para se dar bem em um processo seletivo

Conclusão

Conforme relatado o currículo é sua porta de entrada dentro da empresa, qual o recrutador terá a chance de analisar se o seu perfil faz sentido para aquela vaga e para a empresa. 

Além do seu currículo precisar ter todas as exigências básicas, um bom design e organização das informações poderá lhe atribuir alguns pontos extras no momento da seleção. 

Contudo fique tranquilo, pois além do seu currículo você terá outras chances de causar uma boa impressão em possíveis entrevistas de emprego onde poderá discorrer sobre toda a sua história. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.