Connect with us

Concursos Públicos

Concurso Público – Veja Como Funciona em Detalhes

Published

on

Muitas pessoas têm vontade mas algumas não sabem o que é um concurso público. Mesmo que pareça uma pergunta muito óbvia, principalmente por ser algo frequente em algumas conversas como aquele membro da família que passou ou teve o nome aprovado.

Mas ainda assim é um tema muito amplo que pode expandir para legislação, estágios, termos e procedimentos que você acaba se sentindo perdido com tantos assuntos. Entretanto neste artigo você vai ver como funciona um concurso público.

E caso você decida passar em um e se dedicar aos seus estudos e garantir uma vaga na carreira pública continue lendo este artigo. Onde o primeiro passo é conhecer toda essa jornada para acompanhar os melhores conteúdos e desvendar todas as suas dúvidas sobre um concurso público e como ele funciona.

O que é Concurso Público?

Chamado de concurso público nada mais é que um nome de processo seletivo que vai permitir acesso a uma carreira ou um cargo público em um órgão de empresa pública. Então para aqueles que querem exercer alguma função dentro da carreira pública é preciso passar por uma avaliação e ser aprovado dentro de um número de vagas em todas as etapas que são propostas.

Além do mais quando é feita a realização do concurso público você tem direito de acompanhar dentro da publicação do edital com documento que você vai encontrar todos os detalhes sobre o processo seletivo junto com o número de vagas de cargos que serão ofertados e até mesmo as matérias que você precisa estudar para ser aprovado.

Onde essas oportunidades são oferecidas através do estado de forma democrática. Portanto todo cidadão brasileiro que conseguir se enquadrar dentro dos requisitos mínimos podem concorrer alguma das vagas que serão ofertadas se enquadrando nos requisitos específicos de cada seleção.

Quais são os requisitos básicos específicos para participar de um concurso público?

Segundo a lei 8112/90 Que é referente ao estatuto dos servidores públicos, É como se fosse um manual de direitos e deveres para o serviço público que devem se encaixar em alguns requisitos básicos para investir em qualquer cargo público.

Então é necessário ter nacionalidade brasileira que se aplica tanto para pessoas nascidas. Naturalizadas em território brasileiro. Estar em direito dos direitos públicos e kit com todas as obrigações militares eleitorais. Além de ter idade mínima de 18 anos e um nível de escolaridade exigido para o exercício do cargo e aptidão física e mental.

Onde o nível de escolaridade já introduzido sobre os requisitos específicos. Como por exemplo caso o com cursado queira entrar na área jurídica para o cargo de desembargador.

Logo que os requisitos específicos são de graduação de nível superior em um curso de Direito e as inscrições regular no quadro da OAB com todos esses aspectos que foram citados acima. Portanto é muito importante ler o documento pois cada edital mudar os requisitos listados.

Regimes de contratação do serviço público?

Para Tim já está habituado a falar de concurso público com certeza já ouviu falar em regime estatutário. Que é um termo estabelecido pela mesma lei que foi citado acima!

Entretanto se você não conhece esse termo o regime estatutário nada mais é que o responsável por permitir instabilidade os servidores junto com aumentos de salário, licenças prêmio e também aposentadoria diferenciada.

Com essa forma de contratação devido à lei e de forma obrigatória para os órgãos de administração direita, união, autarquias e fundações públicas federais. Entretanto também é comum que o concurso público possa oferecer o regime de contratação por meio da CLT.

É muito comum acontecer empresas de economia ou órgãos de administração indireta. Onde a grande certame associada a contratação pela consolidação de leis trabalhistas é o concurso Banco do Brasil. Contudo estamos citando um exemplo de um empregado público e não de um servidor.

Como funciona o concurso público e a finalização de cada seleção?

Agora que você entende melhor sendo um concurso público logo abaixo mostraremos como é feita a criação e até mesmo a finalização de cada concurso.

Primeiramente é feita a identificação e a necessidade de realizar o concurso. Onde é necessária uma quantidade mínima de servidores para conseguir fazer a atuação da maneira correta. Então é feito estudos internos para entender todas as necessidades dos novos servidores. Para os cargos que já existem e também analisar a necessidade da criação de novas funções.

Encaminha o pedido para o governo:

Logo após é feito uma autorização para realizar um certame de qual concurso irá pertencer podendo ser autorizado ou não pelo Ministério da economia para concursos federais dentro do estado para o concurso estadual ou município para concursos municipais.

Concurso autorizado:

Então é feita a realização do concurso que vai entrar no orçamento do governo com a publicação nas leis orçamentárias então com essa etapa concluída autorização para o concurso será publicado no Diário Oficial.

Banca definida:

Por fim quando o projeto foi publicado será definido a banca organizadora que geralmente é à Cebraspe ou FGV. Ficando responsáveis por tornar possível todas as fases do concurso público e com todas as informações em mãos é dever da banca organizadora formular o edital e depois da aprovação enviado para o Diário Oficial novamente.

Saiba como funciona um concurso público — Conclusão:

Em conclusão agora que você sabe como funciona um concurso público é a hora de começar a se preparar para passar por todas as etapas até que o mesmo seja realizado. Onde o seu primeiro passo deve ser definir qual a carreira que você quer estudar analisando quais serão as provas que você precisa realizar para adequar as matérias.

Além do mais você pode escolher a carreira baseado no seu campo de informação ou buscar cargos que não precisam de uma formação específica.

Portanto boa sorte nessa experiência muito desafiadora que irá te proporcionar uma carreira muito longa. Onde você vai contar com conteúdos informativos semanais para começar os seus estudos agora mesmo. Não perca mais tempo e comece agora mesmo a procurar por sites de concursos para começar os seus estudos.

Boa sorte.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.