Início » Como estudar português para concursos
Como estudar português para concursos

Como estudar português para concursos

Está em busca de dicas sobre como estudar português para concursos? Então está no lugar certo! Além do mais, nesse post vamos dar todas as dicas e informações essenciais para que o seu estudo de português para os concursos seja eficiente. Ademais, a língua portuguesa possui grande importância nas provas de concursos, estando presente na maioria delas.

Portanto, não importa a área para a qual decidiu prestar concurso. Seja para as carreiras jurídicas, as policiais, para concursos de professores, entre outros cargos municipais, estaduais ou federais, há grande chance de aparecerem questões de língua portuguesa em sua prova. Desse modo, a dedicação nessa matéria é essencial para você conseguir uma boa pontuação.

Embora você queira dedicar mais horas para as disciplinas específicas, não esqueça de dar atenção também para as matérias básicas, pois esse pode ser o grande diferencial para conseguir a aprovação que tanto deseja. Além disso, o estudo da língua portuguesa também possui grande importância para as provas que possuem respostas discursivas.

Portanto, não caia na armadilha de deixar o estudo da língua portuguesa de lado, pois até para saber interpretar as questões das outras matérias ele é útil. Pensando nisso, separamos algumas dicas e informações sobre técnicas de como estudar português para concursos. Então, aprenderemos de vez como se dar bem nas provas de português? Veja a seguir.

Como estudar português para concursos e por onde começar

O primeiro passo para estudar português para concursos é entender o ordenamento básico onde a língua é estruturada. Portanto, não pule etapas. Se você deseja aprender sobre crase, não é recomendado estudar direto sobre o assunto, pois às vezes isso pode não funcionar. Ademais, há conceitos que só podem ser aprendidos começando pelo básico, como a morfologia.

Além disso, esse é o ponto inicial recomendado para quem deseja aprender corretamente sobre a língua portuguesa. O conhecimento sobre as 10 classes gramaticais e as suas locuções são essencial para quem quer avançar nos estudos e garantir boas notas na prova. Após, é indicado realizar um estudo sobre sintaxe do período simples e sintaxe do período composto.

Em seguida, você já terá uma boa base de conhecimento sobre língua portuguesa para focar em outros assuntos, como crase, pontuação, colocação pronominal, entre outros. Logo, respeitar as etapas irá tornar o aprendizado mais eficiente sobre os assuntos mais avançados da língua portuguesa.

O que os concursos mais cobram sobre português

Como ocorre em todas as outras disciplinas que podem estar presentes nas provas de concurso, em geral, as bancas possuem assuntos de português que cobram com frequência nas provas. Portanto, focar um pouco mais em cada assunto que as bancas mais cobram é uma ótima estratégia para garantir pontos nas provas. Desse modo, veja a seguir alguns assuntos que você deve ficar de olho:

  • Pontuação: as questões sobre pontuação são recorrentes em provas de concurso. Além disso, é a partir da abordagem desse assunto que as bancas conseguem observar e identificar o conhecimento morfossintático do candidato;
  • Concordância e regência: o primeiro assunto revela o quanto o candidato sabe identificar a relação de dois termos que adicionam significado nas frases, que pode ser verbal ou nominal. Já a regência diz sobre a complementação de um termo. Ademais, esse termo pode ser nome ou verbo. Ambos os assuntos estão entre os mais cobrados pelas bancas nos concursos;
  • crase: a crase é a junção de duas vogais idênticas. No entanto, há algumas regras na língua portuguesa sobre o uso ou não desse metaplasmo. Desse modo, as bancas em geral adicionam às provas questões em que o candidato para acertá-las, deve saber como e quando usar a crase;
  • pronomes: essa classe gramatical é variável, ou seja, você pode flexioná-la em gênero e em número. O pronome tem o papel de elencar o substantivo a quem está na frase, ou seja, quem se fala, de quem se fala ou quem fala. Desse modo, o pronome pode apresentar a posse de um objeto ou de onde ele está;
  • colocação pronominal: já a colocação pronominal diz onde os pronomes átonos devem estar localizados na frase em relação ao verbo. Além disso, há três posições para o pronome: a próclise, a mesóclise e a ênclise.

Seja bom em responder questões

Há uma dica muito importante e que poderá ser o diferencial para a sua aprovação. Você não precisa entender todo o conteúdo, saber todas as regras de cada assunto e se aprofundar em todos. Se você está estudando para concurso, o seu foco deve ser em aprender com o objetivo de acertar questões. Portanto, não precisa ser bom em língua portuguesa.

O importante é ser bom em acertar as questões de língua portuguesa. Desse modo, o seu modo de estudar será diferente e mais eficiente. Ademais, a pessoa que sabe muito de português é capaz de falar de modo preciso sobre cada fenômeno da língua portuguesa. Já o concurseiro que é bom em resolver questões, pode não conseguir fazer isso.

No entanto, a pessoa que é boa em resolver questões sabe entender a pergunta e responder exatamente aquilo que está sendo pedido. Ademais, às vezes uma pergunta pode ter mais de uma resposta. Desse modo, é preciso saber sobre o entendimento da banca, entender a pergunta e então dar a resposta correta.

Saiba interpretar os textos da banca

Saber interpretar os textos da banca é essencial para dar a resposta que precisa. Portanto, para isso você deve treinar muito. E esse treino é feito por meio de questões. Então faça muitas questões da banca da sua prova, entenda a forma que ela trabalha com a língua portuguesa. Além disso, se familiarize com os tipos de textos que ela adiciona às provas. Isso irá te deixar muito bem preparado.

Portanto, aproveite as questões de interpretação, pois as respostas para elas estão nos textos. Ademais, é a única parte da prova em que pode realizar consulta. Desse modo, para uma boa preparação é indicado adicionar em seu ciclo de estudos um momento apenas para resolver questões de interpretação.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.