Início » 10 carreiras para seguir na área do direito
carreiras para seguir na área do direito

10 carreiras para seguir na área do direito

Neste post vamos falar sobre 10 carreiras para seguir na área do direito. Desse modo, se você se formou em direito, ou pensa em fazer essa graduação, poderá usar as dicas deste artigo para ter ideias sobre o que deseja fazer depois da faculdade. Além do mais, para quem faz o curso de direito o leque de opções de profissões é bem grande.

Ademais, embora muitos pensam que quem faz faculdade de direito apenas a realiza para se tornar advogado, há outras áreas interessantes. Portanto, o curso de direito possui empregos para todos os gostos. Desse modo, há muitas opções de cargos para prestar concursos, como para juiz e delegado, ou até para atuar de maneira particular, como a advocacia.

Portanto, tenha em mente que após se formar no curso de direito, você poderá escolher qual profissão seguir entre as diversas possibilidades de atuação que a formação na área proporciona. Portanto, se ainda não descobriu o que quer fazer no futuro, não desista do seu diploma! Veja a seguir 10 carreiras para seguir na área do direito.

Quais as vantagens de se tornar bacharel em direito?

Ainda está em dúvida sobre a carreira de direito? Antes de falarmos sobre 10 carreiras para seguir na área do direito, saiba sobre as vantagens de se tornar bacharel na área. Ademais, é um curso completo e tradicional que pode te oferecer grandes oportunidades profissionais. Desse modo, é uma ótima opção para quem ainda não tem ao certo uma ideia de área específica de trabalho.

  • ao se tornar bacharel em direito você poderá se tornar funcionário público em áreas de autoridade, como nas carreiras jurídicas e policiais. No entanto, também poderá escolher entre muitas outras, como na área trabalhista e ambiental. Portanto, escolha sem pressa a que você mais se identifica;
  • uma outra boa vantagem é que você poderá ser o seu próprio chefe. Além do mais, ao tirar a sua carteira da OAB poderá atuar como advogado e montar o seu próprio escritório de advocacia;
  • caso goste de ensinar assuntos que sabe às pessoas, a área da docência poderá ser uma boa opção de escolha profissional. Desse modo, poderá se especializar e se tornar professor universitário, para concursos, bem como realizar palestras;
  • caso goste de estabilidade, poderá prestar concursos públicos para diversos cargos especializados. Como para juiz, delegado, promotor, procurador, advogado da união, entre outras opções;

Desse modo, essas são apenas algumas vantagens que poderá se beneficiar ao se formar no curso de direito. Portanto, tenha acesso a excelentes oportunidades com bons salários. Trabalhe com a área que gosta e se destaque obtendo o sucesso que almeja. Desse modo, veja a seguir 10 carreiras para seguir na área do direito.

10 carreiras para seguir na área do direito

1 – Advogado

Depois de completada a sua graduação em direito, você poderá fazer a prova da OAB e tirar a sua licença para trabalhar como advogado. Desse modo, poderá atuar em diversas áreas do direito, seja a penal, trabalhista, cível, ambiental, entre outras. Bem como, terá a liberdade de criar o seu próprio escritório e ser chefe de si mesmo.

2 – Procurador

Se você deseja estabilidade e um bom salário, prestar concurso para procurador é uma ótima ideia. Desse modo, você irá trabalhar defendendo os interesses do Estado, da União ou do Município. O salário varia de acordo com o tipo de concurso prestado, se é municipal, estadual ou federal. Desse modo, poderá concorrer a uma vaga para ganhar até R$25.000.

3 – Juiz

Se você é o tipo de pessoa que se incomoda com injustiças, poderá atuar como juiz. Além do mais, o juiz é quem realiza julgamentos em diferentes esferas. Desse modo, poderá julgar desde casos leves, como da vara trabalhista, como casos feitos por criminosos. Para alcançar o cargo deverá prestar concurso. Desse modo, ainda irá garantir um bom salário e estabilidade.

4 – Delegado da Polícia Federal

Entre as diversas carreiras que poderá exercer no direito, está a de policial. Entre elas, a de polícia federal pode ser uma boa escolha se você deseja trabalhar combatendo crimes que são feitos contra a união. Desse modo, terá que lidar com garimpeiros, tráfico de drogas, corrupção, entre outros crimes interestaduais. Além disso, irá garantir estabilidade e um bom salário inicial.

5 – Advogado da União

Este é sem dúvida um cargo muito importante para os órgãos federais. Além do mais, ao se tornar advogado da união, você irá assessorar de maneira jurídica esses órgãos. Além do mais, irá garantir estabilidade e um alto salário. Para isso, deverá, além de ser bacharel em direito, possuir ao menos 2 anos de atuação na área jurídica.

6 – Delegado da Polícia Civil

Outro cargo muito procurado por bacharéis em direito é o de delegado da Polícia Civil. Desse modo, você poderá prestar concursos para diferentes estados a fim de obter a aprovação. Uma grande vantagem do cargo, além da estabilidade, é o alto salário oferecido. No entanto, ele pode variar de acordo com o estado em que irá atuar.

7 – Desembargador

O bacharel em direito também pode atuar como desembargador. Porém, diferente de alguns dos cargos aqui citados, este não precisa de concurso público. Além do mais, é o governador ou o presidente da República que escolhe quem irá ocupar a vaga.

8 – Defensor Público

O defensor público tem como objetivo ser advogado das pessoas que não possuem condições de pagar por um de modo particular. Desse modo, é uma boa opção para quem gosta de ajudar a sociedade.

9 – Promotor de Justiça

O promotor de justiça atua no Ministério Público Estadual com o objetivo de proteger a sociedade de crimes que ocorrem com o desvio de verbas públicas. O promotor pode ocupar a vaga por meio de concurso público.

10 – Direito do Entretenimento

Os ocupantes deste cargo trabalham visando regulamentar grandes eventos. Bem como, com a criação de contratos para os artistas e ainda com o fornecimento de licenças para as atividades. Bem como, ainda pode atuar na área de direito autoral.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.