Início » Carreiras para seguir na área da enfermagem
área da enfermagem

Carreiras para seguir na área da enfermagem

Veja sobre carreiras para seguir na área da enfermagem. Além do mais, quem faz o curso de enfermagem possui um leque de opções de áreas para seguir. Ademais, ainda possui a oportunidade de trabalhar com muitos outros profissionais da área da saúde, como médicos, fisioterapeutas, enfermeiros, psicólogos, entre outros. Além disso, não é apenas no hospital que o enfermeiro pode realizar o seu trabalho.

Diante disso, os enfermeiros também são essenciais em clínicas e podem prestar serviços de forma particular nas casas das pessoas com atendimento domiciliar. Ademais, nos hospitais o profissional de enfermagem pode atuar de diversas maneiras como analisando e colhendo dados sobre a saúde dos paciente e conduzindo toda a equipe de enfermagem do estabelecimento.

Além disso, esse profissional da área da saúde pode trabalhar na emergência, com gestantes, em clínicas de estéticas, entre muitos outros locais. Bem como, ser o seu próprio chefe e abrir a sua clínica para ajudar na saúde das pessoas. Desse modo, neste post você verá informações sobre diversas carreiras para seguir na área da enfermagem.

Qual o cenário da enfermagem no país?

Entre os profissionais da área de saúde em atuação hoje no país, metade deles são enfermeiros. Portanto, há mais de 17 milhões de enfermeiros no Brasil. Mesmo sendo um número alto de profissionais, a concorrência não é grande. Desse modo, não ligue para os números se você está pensando em entrar para a área de enfermagem.

Além do mais, a quarentena de 2020 mostrou ao mundo como os profissionais da área da saúde são importantes. Bem como, gerou uma alta demanda dessa mão de obra. Ainda, muitas pessoas passaram a se preocupar mais com a saúde e com a prevenção de doenças. Ademais, não há como trocar de corpo. Logo, devemos cuidar do que temos.

No entanto, assim como outras inúmeras carreiras profissionais, se especializar é uma boa ideia para quem deseja se destacar na área. Assim como, garantir experiência do trabalho. Ainda, para quem deseja ter muitas opções após se formar, o curso também se apresenta como uma ótima escolha. Ademais, você poderá trabalhar em hospitais, clínicas, em casas de pacientes e ainda prestar concursos.

Veja a seguir carreiras para seguir na área da enfermagem

Bom, que a enfermagem possui um amplo leque de atuação você já sabe. Desse modo, a carreira de enfermagem possui área para todos os gostos, bem como ótimas expectativas salariais. Desse modo, para garantir focar na área que mais se assemelha com seus gostos e pretensões, é interessante avaliar as diferentes opções de especialidades que a carreira comporta.

Uma boa dica é regulamentar o registro no Conselho Federal de Enfermagem, só assim você poderá exercer a especialidade. E ainda, irá trazer maior credibilidade à sua carreira. Logo, será um passo a mais para conseguir grandes oportunidades profissionais. Portanto, veja a seguir algumas carreiras para seguir na área da enfermagem.

Home Care

Após a pandemia do Covid -19 essa modalidade de enfermagem cresceu ainda mais no país. Além do mais, muitas clínicas oferecem aos seus clientes a opção de receberem atendimento em casa. Ademais, isso é muito útil principalmente para idosos e pessoas com mobilidade reduzida. Desse modo, o enfermeiro pode atuar fazendo acompanhamento de tratamentos e outros procedimentos, como aplicação de vacinas.

Professor

Para quem gosta e tem facilidade de passar conhecimento a outras pessoas, atuar na área da docência é uma ótima opção. Além do mais, assim como todas as outras modalidades de enfermagem, essa área de atuação é muito nobre, visto que estará ajudando a construir novos profissionais, seja em faculdades ou em cursos técnicos. Desse modo, assim como a necessidade de possuir a graduação, o professor também deverá ter especialização em alguma área.

Área da Enfermagem Geral

Para quem gosta e tem facilidade para atuar como líder, a área de enfermeiro geral é uma ótima opção. Ademais, o profissional poderá trabalhar em hospitais, sejam eles da saúde pública ou privada, e em clínicas organizando as equipes do seu plantão. Além do mais, também terá a função de ajudar no cuidado dos pacientes quando for preciso.

Ademais, o enfermeiro geral também possui dever administrativo. Ou seja, ele será responsável por registrar os quadros dos pacientes, assim como realizar os seus cadastros. Portanto, se você é uma pessoa que se destaca e se sente confortável na posição de liderança, a área de enfermeiro geral é uma ótima opção.

Enfermagem Obstétrica

Se você gosta da área obstétrica e deseja trabalhar com gestantes, recém nascidos e lactantes, essa é uma ótima opção. Além do mais, o enfermeiro que atua na enfermagem obstétrica fica responsável por cuidar de todo o processo da mãe ao dar à luz até o pós parto e outros tratamentos com as mães de recém nascidos e os próprios bebês. Além do mais, os pequenos pacientes devem ser monitorados com atenção e cuidado.

Enfermagem de resgate

Essa é uma das áreas em que o trabalho sob pressão mais ocorre. Ademais, na enfermagem de resgate, os profissionais atuam em casos de emergência. Desse modo, se você possui um bom controle emocional e gosta de ajudar as pessoas, essa pode ser uma boa escolha para se especializar.

Além do mais, o enfermeiro de resgate trabalha com equipes de salvamento. Portanto, ele pode ser levado a exercer os seus conhecimentos em acidentes e calamidades. Bem como, não há um local específico para realizar o trabalho, podendo ser chamado para atuar em casas, na rua, ou em outros locais.

Enfermagem pediátrica

Você já ouviu falar sobre enfermagem pediátrica? Nesta área, o enfermeiro irá trabalhar diretamente com crianças. Desse modo, o enfermeiro pediátrico poderá atuar auxiliando em diversos tipos de casos, desde leves até graves. Além do mais, é necessário bastante carinho. Ademais, essa é a área da pediatria, lidar com crianças necessita de amor, paciência e bom humor para deixar as situações mais leves aos pequeninos.

Além do mais, o profissional da área da pediatria poderá exercer os seus conhecimentos em casos de acidentes, ajudando na recuperação e na superação dos pequenos pacientes. Desse modo, se você gosta de crianças e deseja trabalhar com este público, essa área da enfermagem é uma boa opção.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.